Sustentabilidade corporativa vs. RSC: Qual é a diferença?

Recentemente, empresas em todo o mundo começaram a dar mais ênfase à sustentabilidade. As empresas têm todos os tipos de motivações para esses investimentos. 

Trinta e três por cento das empresas estão priorizando a sustentabilidade para reduzir custos e melhorar a eficiência operacional. Outros investem nas melhores práticas de cidadania corporativa para um impulso de mídia de curta duração.

À medida que as empresas continuam tomando medidas para serem mais sustentáveis, o termo “sustentabilidade corporativa” é muito difundido. Alguns chegam a confundir sustentabilidade corporativa com outros termos, como “responsabilidade social corporativa” (RSC).

Continue lendo para aprender como reconhecer a sustentabilidade corporativa da RSE. Você também encontrará alguns conselhos práticos sobre como implementar as duas iniciativas em sua empresa.

Confira também – O que é preservação ambiental?

O que é sustentabilidade corporativa?

O termo “sustentabilidade corporativa” descreve um novo modelo de gestão corporativa. Também pode se enquadrar no termo mais amplo “governança social ambiental” ( ESG ).

A sustentabilidade corporativa enfatiza o crescimento e a lucratividade por meio de práticas comerciais intencionais em três áreas da sociedade. O objetivo é fornecer valor de longo prazo para as partes interessadas, sem comprometer as pessoas, o planeta ou a economia.

Vamos nos aprofundar nos três pilares da sustentabilidade corporativa.

1. O Pilar Ambiental

O pilar ambiental é frequentemente o mais falado dos três pilares da sustentabilidade corporativa. Inclui as várias ações que as empresas podem realizar para reduzir o seu impacto ambiental e pegada de carbono.

Os exemplos incluem a redução do desperdício de embalagens, redução do uso de água, reciclagem de materiais e uso de fontes de energia sustentáveis.

2. O Pilar Social

O pilar social tem como foco a empresa que busca a aprovação de seus stakeholders, colaboradores e comunidade local. Uma grande parte da sustentabilidade corporativa é a dedicação da empresa em cuidar bem das pessoas dentro e fora do negócio.

As práticas do pilar social incluem a eliminação do trabalho infantil, a oferta de licenças de paternidade e maternidade e a retribuição à comunidade.

3. O Pilar Econômico

O pilar econômico envolve a implementação de práticas de negócios sustentáveis ​​para promover a lucratividade de longo prazo. Afinal, uma empresa não pode ter um impacto positivo no meio ambiente ou na comunidade se não for lucrativa.

Os elementos do pilar econômico incluem conformidade e boa governança corporativa. Ou seja, os valores das partes interessadas e da gestão se alinham em termos de como gastar recursos. O pilar econômico possibilita à empresa traçar estratégias e investir em novos métodos de sustentabilidade corporativa.

Dito isso, nenhum pilar deve ofuscar os outros. Caso contrário, as empresas serão apanhadas tentando cortar custos e aumentar os lucros de forma antiética.

O que é responsabilidade social corporativa?

A responsabilidade social corporativa (CSR) é um conceito mais amplo do que a sustentabilidade corporativa. Resumindo, “[ CSR ] ajuda uma empresa a ser socialmente responsável – perante si mesma, suas partes interessadas e o público.”

Uma empresa que se dedica à RSE atua de forma a valorizar a sociedade, tanto local quanto globalmente. A RSE é uma estratégia de longo prazo que nunca é temporária e está sempre em evolução.

A Starbucks , por exemplo, é conhecida por defender padrões excepcionais de responsabilidade social corporativa. A empresa vende café de origem ética e promove com satisfação sua rede global de produtores. A Starbucks também desenvolveu um plano inovador de realização de faculdade, projetado exclusivamente para os funcionários.

A RSE tem várias facetas e nem todas as organizações podem investir em todas elas. O objetivo não é investir em todas as iniciativas possíveis. Comece pequeno, fazendo mudanças em sua organização e comunidade.

Semelhanças entre RSE e Sustentabilidade Corporativa

Tanto a RSC quanto a sustentabilidade corporativa se concentram em ajudar as empresas a funcionar de uma forma que lhes permita ser eticamente lucrativas – nunca às custas dos outros. Tanto a RSC quanto a sustentabilidade corporativa ajudam as empresas a ter um impacto positivo sobre as pessoas ao seu redor.

Esses dois conceitos estão intimamente relacionados. Afinal, a sustentabilidade corporativa faz parte da responsabilidade social corporativa. Mas, existem algumas diferenças importantes entre eles.

3 diferenças entre responsabilidade social corporativa e sustentabilidade corporativa

Abaixo estão as três principais diferenças entre RSE e sustentabilidade corporativa.

Visão

  • A RSE muitas vezes olha para trás e reflete sobre o que uma empresa fez para contribuir com a sociedade.
  • A sustentabilidade corporativa olha para frente e desenvolve uma estratégia sustentável para o futuro.

Alvo

  • Os alvos das iniciativas de RSE são freqüentemente formadores de opinião (por exemplo, mídia, políticos e grupos de pressão).
  • A sustentabilidade corporativa considera toda a cadeia de valor (ou seja, todos, desde os consumidores finais até as partes interessadas).

Motivação

  • A motivação e força motriz por trás das iniciativas de RSE é proteger a reputação de uma empresa.
  • Para a sustentabilidade corporativa, o impulso tem mais a ver com a criação de novas oportunidades para mercados emergentes.

CSR vs. Filantropia

Caso você esteja se perguntando, RSC e filantropia também são diferentes. A RSE geralmente inclui trabalhos de caridade, que fazem parte da filantropia, mas não são iguais. A filantropia, por si só, nem sempre exige que uma empresa mude suas operações.

Uma pessoa pode ser filantrópica, mas como uma pessoa não é uma corporação, a RSC não se aplica a ela. Uma empresa, por outro lado, pode ser caridosa e se engajar na responsabilidade social corporativa.

Leia também em nosso blog: Sustentabilidade ambiental: o que é e como contribuir para isso

Comece a priorizar a RSC e a sustentabilidade hoje

Responsabilidade social corporativa e sustentabilidade corporativa são práticas distintas. No entanto, quando se trata de construir uma reputação comercial positiva e sucesso de longo prazo, é melhor investir em ambas as iniciativas.

Pronto para mudar suas práticas de negócios? Atualizar ou definir seus valores essenciais? Treinar seus funcionários sobre como apoiar os esforços de sua empresa para ser um bom cidadão corporativo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *