Sustentabilidade ambiental: o que é e como contribuir para isso

A sustentabilidade ambiental, também conhecida como desenvolvimento sustentável, é um conceito cada vez mais necessário em nosso meio ambiente. Manter o progresso avançando, mas sem causar impactos negativos ao meio ambiente, é a única forma de garantir o verdadeiro desenvolvimento das gerações futuras.

O que é e o que abrange a sustentabilidade ambiental? Quais são as maneiras pelas quais todos nós podemos contribuir para melhorar e avançar como sociedade sem deixar uma dívida ecológica?

Para Acessar e agendar uma Consultoria Ambiental. Clique no link.

O que é Sustentabilidade ambiental

O termo sustentabilidade indica a capacidade de manter determinado comportamento indefinidamente. Portanto, sustentabilidade ambiental é realizar ações para a conservação e proteção do planeta continuamente ao longo do tempo.

Trata-se de gerar um ponto de equilíbrio entre o meio ambiente e os seres humanos que o habitam, tendo a consciência de que fazemos parte desse ecossistema e, portanto, precisamos preservá-lo por muito tempo . Ou o que é o mesmo, que continue a ser sustentável.

Como podemos ajudar na sustentabilidade ambiental?

Existem maneiras de ajudar a manter nosso planeta habitável, sem abrir mão do progresso. Na verdade, está ao nosso alcance realizar ações que contribuam para a sustentabilidade ambiental. Estes são alguns deles.

Economia de energia

Além de fornecer um alívio para o nosso bolso, com algumas mudanças podemos reduzir o consumo de energia de nossas casas e empresas. Por exemplo, trocar lâmpadas convencionais por lâmpadas LED reduz em até 90% a quantidade de eletricidade que consumimos ao acender a luz.

Também é importante olhar para o consumo dos novos eletrodomésticos que pretendemos comprar. A etiqueta indica se é um dispositivo de baixo consumo, e você deve prestar muita atenção ao escolher.

Ao sair de uma sala, você deve sempre desligar as luzes , mesmo que vá entrar novamente em alguns minutos. E quando os aparelhos elétricos são desligados, é preciso lembrar que a luz stand-by também consome eletricidade .

No caso de possuir ar condicionado, é importante manter uma temperatura adequada que garanta conforto mas não consuma excessivamente. 21 graus é mais do que suficiente para ter um espaço climatizado. Também é imprescindível evitar perdas de calor , usando janelas duplas, por exemplo.

Economizando água

Existem várias maneiras de usar a água de forma eficiente e aproveitar esse valioso recurso, que está se tornando cada vez mais escasso.

Uma das melhores maneiras de otimizar o consumo de água é tomar banho em vez de tomar banho . Ao ensaboar, fechar a torneira ajuda a consumir apenas o suficiente. E o mesmo quando fazemos a barba ou escovamos os dentes.

Uma boa manutenção contribui para a sustentabilidade ambiental . Se houver vazamento, o reparo imediato economizará centenas de litros. Também é interessante instalar arejadores no bico das torneiras, que reduzem o consumo de água pela metade sem perceber diferenças de vazão.

Para manter os recursos hídricos nas melhores condições possíveis, nada além de água deve ser despejado no ralo.

Redução de residuos

Além de economizar, é importante fazer todo o possível para reduzir os diferentes tipos de resíduos que geramos. Um bom planejamento e reflexão irão ajudá-lo a conseguir isso.

Antes de comprar algo, você tem que avaliar se é mesmo necessário e escolher aqueles que duram mais, que são reciclados e podem ser reciclados .

Muitas vezes é possível aproveitar coisas que não nos servem mais . Brinquedos, roupas ou livros podem ser dados a outras pessoas para que possam usá-los.

Incentive o uso de produtos reutilizáveis como lenços de papel em vez de papel, lancheiras de vidro em vez de papel alumínio ou pratos de cerâmica e não de papelão. 

E, claro, separar os resíduos para que seja feito um bom trabalho de reciclagem. Essas dicas permitem que você faça parte da solução para a sustentabilidade ambiental.

Confira mais conteúdos em nosso site. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Alguma sugestão no que podemos melhorar? Deixe nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *