biotipo

Que somatótipo eu sou? Endomorfo, mesomorfo ou ectomorfo?

Existem 3 tipos de somatotipos: endomorfos, mesomorfos e ectomorfos, que dependem principalmente da genética. De acordo com cada somatótipo, você terá uma melhor predisposição para alguns esportes ou outros.

Se focarmos na cineantropometria, que é a área da ciência encarregada de medir a composição do corpo humano; Atualmente, uma das organizações mais poderosas nesse campo é a “Sociedade Internacional para o Avanço da Cineantropometria” (ISAK), que desenvolveu padrões internacionais para avaliação antropométrica.

Além de estimar a composição corporal, também tenta avaliar o somatótipo de indivíduos, desenvolvido pelo psicólogo William Herbert Sheldon encontrado em 1940, que classificou o somatótipo em três componentes tipológicos essenciais, com o objetivo de caracterizar indivíduos mensuráveis. Ele os classificou em endomorfos , mesomorfos e ectomorfos .

Que somatótipo eu sou?

Essa classificação leva em consideração parâmetros como massa muscular, metabolismo, constituição óssea, tendência a acumular gordura, sexo e idade, entre outros.

Endomorfia: é definida como adiposidade relativa, maior predisposição para armazenar gordura, cintura grossa e uma grande estrutura óssea, geralmente denominadas obesas.

Mesomorfo: Representa robustez, com baixos níveis de gordura e com predisposição para desenvolver músculos, mas não para armazenar tecido adiposo. Cintura fina com ombros largos e estrutura óssea de dimensões médias.

Ectomorfo: Representa a magreza de um corpo, com pouca gordura armazenada não tem predisposição para desenvolver músculos ou armazenar gordura. É caracterizada por músculos e membros longos e finos.

Em estudo realizado em atletas de alto nível, analisou-se a relação entre somatótipo e desempenho, e observou-se maior desempenho esportivo nos atletas com componente mesomórfico, enquanto o componente endomórfico apresentou correlação negativa.

Em outro estudo, realizado por Sanchis, foi encontrada uma ectomorfia maior em esportes com altos volumes de treinamento aeróbico. E maior mesomorfia nos esportes de luta e contato.

As análises antropométricas modernas levam em consideração que nenhum indivíduo é determinado exatamente na classificação mencionada (Endomorfo, Mesomorfo e Ectomorfo).

Além disso, o Dr. Leonardo Schiavone (técnico de cineantropometria ISAK nível 2) fala de uma classificação composta por 13 categorias:

  • ENDOMORFO EQUILIBRADO
  • TABELA-ENDOMORFO
  • MESOMORPH-ENDOMORPH
  • ENDO-MESOMORPH
  • MESOMORFO EQUILIBRADO
  • ECTO-MESOMORFO
  • MESOMORFO-ECTOMORFO
  • TABELA-ECTOMORFO
  • ECTOMORFO EQUILIBRADO
  • ENDO-ECTOMORPH
  • ENDOMORFO-ECTOMORFO
  • ECTO-ENDOMORPH
  • CENTRAL

O cálculo do somatótipo ainda é um complemento à composição corporal de um sujeito.

Como o médico analisa, através do Somatótipo é possível distinguir a forma do corpo, no entanto, isso não é possível com composições corporais semelhantes. Ou seja, 2 indivíduos podem ter o mesmo somatótipo, mas, no entanto,% diferente de gordura e músculo.

No campo da atividade física e da saúde, é útil a detecção de possíveis atletas, configuração física para o modelo de seu esporte, estudo de variáveis ​​fisiológicas do exercício, avaliação de aptidões físicas de acordo com a idade e o sexo, etc.

O mais importante e valioso do somatótipo é sua capacidade de fornecer informações para o atleta e seu treinador. Ser capaz de controlar variações morfológicas, recomendações alimentares e nutricionais, bem como o tipo de treinamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *