Quais são os prós e contras dos carros elétricos?

Se você está lendo isso, provavelmente está pensando em um carro elétrico. E com razão, porque os recentes avanços na tecnologia de baterias significam que os EVs são uma proposta realista para muitas pessoas.

Como resultado, os prós estão começando a superar os contras quando se trata de justificar um carro elétrico. No entanto, esses veículos não são adequados para todos – pelo menos ainda não.

Compilamos uma lista dos prós e contras de possuir um carro elétrico . Isso deve ajudá-lo a decidir se é a hora certa de abandonar a gasolina ou o diesel.

Veja mais sobre carros elétricos.

As vantagens de um carro elétrico

Zero emissões

Todos os carros elétricos oferecem zero emissões de escapamento, o que é ótimo para a qualidade do ar local e para o planeta. Embora a energia seja necessária para construir um carro e a eletricidade seja usada para recarregar as baterias, pesquisas recentes mostram que os carros elétricos são menos intensivos em emissões do que os carros de combustão tradicionais.

Custos de funcionamento mais baixos

Um carro elétrico deve ser mais barato do que o equivalente a gasolina ou diesel . Existem várias ferramentas on-line que permitem calcular quanto custará operar um veículo elétrico, com a opção de selecionar a tarifa de eletricidade da casa e o carro.

Uma dessas ferramentas pode ser encontrada no site da EDF Energy. Usando o Renault Zoe como exemplo, com um carregador doméstico de 7kW e um preço de eletricidade de 8p, custará £ 4,16 para carregar um Zoe. Isso funciona em 1,8p por milha.

Um carro típico a gasolina ou diesel custa cerca de 12p por milha, então o custo para dirigir a mesma distância (230 milhas) seria de £ 27,60. Isso representa uma economia de £ 23,44 no Renault Zoe .

Nenhum imposto especial de consumo de veículos (VED)

Os carros elétricos também estão isentos do pagamento do Imposto de Consumo sobre Veículos (VED, ou imposto anual sobre carros).

Todos os carros elétricos de emissão zero são isentos de VED, independentemente de quanto custam para comprar. Isso contrasta fortemente com os carros de combustão, que podem atrair uma pesada ‘imposto de showroom’ no primeiro ano, além de um suplemento de £ 335 por ano nos cinco anos seguintes, se o preço de tabela for superior a £ 40.000.

Tecnologia

Os fabricantes estão investindo pesadamente em carros elétricos, para que você possa ter acesso à tecnologia ausente em outros veículos. Por exemplo, pode ser possível pré-aquecer a cabine do carro a partir do seu smartphone, o que será útil em uma manhã fria.

Compre um Tesla Model 3 e você poderá jogar e fazer barulhos através da tela sensível ao toque. Faça como quiser… 

Desempenho

Todos os carros elétricos oferecem aceleração suave e imediata. Como resultado, eles se sentem particularmente rápidos nas vilas e cidades, oferecendo um nível quase cômico de ritmo off-line. Pegue o Tesla Model S, que pode atingir 100 km/h em apenas 2,4 segundos – rápido o suficiente para deixar a maioria dos supercarros em pé.

Mesmo os carros elétricos mais acessíveis parecem rápidos, com o Vauxhall Corsa-e capaz de atingir 60 mph em 7,6 segundos.

Tranquilidade

Depois de experimentar a serenidade quase silenciosa de um carro elétrico, você achará difícil retornar ao barulho de um motor a gasolina ou diesel. Não é 100% silencioso – você ainda sente o vento, os pneus e o ruído da estrada – mas um carro elétrico é muito mais relaxante de dirigir.

Incentivos governamentais

O governo vai pagar para você dirigir um carro elétrico. A disponibilidade do Plug-in Car Grant foi estendida, enquanto o governo se prepara para a eliminação progressiva de novos veículos a gasolina, diesel e híbridos.

Como resultado, carros elétricos que custam menos de £ 35.000 estão disponíveis com um desconto de 35%, até um máximo de £ 2.500.

Mais barato de manter

Com menos peças móveis, um carro elétrico é mais barato de manter do que um veículo a gasolina ou diesel. Você pode dizer adeus à troca de óleo, velas de ignição, correias, líquido de arrefecimento, filtros de ar e óleo de transmissão.

No entanto, você ainda precisará visitar uma garagem para pneus, freios, luzes, limpadores, rastreamento, suspensão e filtragem de cabine.

Acesso a vilas e cidades

A introdução de Zonas de Ar Limpo (CAZ) sinaliza uma nova era de penalidades por dirigir um veículo poluente em uma vila ou cidade. No mínimo, os carros elétricos estarão isentos de pagamento, mas você poderá descobrir que os carros elétricos são os únicos veículos bem-vindos em ambientes urbanos.

Fator de bem-estar

Finalmente, há o fator sentir-se bem de fazer sua parte pelo meio ambiente. Ao conduzir um carro elétrico, estará a ajudar a melhorar a qualidade do ar local, o que fará maravilhas pela sua imagem.

Os contras de um carro elétrico

Pontos de carregamento

Esta é mais a percepção do que a realidade, porque existem mais de 35.000 conectores de carregamento no Reino Unido. O governo quer garantir que ninguém esteja a mais de 30 milhas de uma estação de carregamento rápido até 2025.

No entanto, não há dúvida de que algumas áreas do país não são tão bem servidas como cidades como Londres, Birmingham e Manchester. Mas a rede está crescendo o tempo todo, com muitos supermercados e as grandes redes de carregamento na vanguarda da carga.

Há também a questão de chegar a um ponto de carregamento para descobrir que já está em uso ou fora de operação. Se houver alguém em uma bomba de gasolina , você terá que esperar alguns minutos. Se você não puder carregar um carro elétrico, poderá ficar encalhado.

Exige uma mudança de mentalidade. Da mesma forma que nos acostumamos a carregar um smartphone, você precisará fazer o mesmo com um carro elétrico. Se você carregar um carro durante a noite, acordará com a bateria totalmente carregada. Alternativamente, você pode deixar o carro carregando enquanto estiver no trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *