Embelezar animal de estimação

Quais são os problemas de embelezar o seu animal de estimação?

Adotar cães e gatos é um ato de amor, e é natural que os donos dos pets gostem de embelezar animal de estimação como uma forma de carinho. O uso de cosméticos, entretanto, é um assunto que deve ser pensado com cautela pelos tutores dos bichinhos.

Mesmo que as intenções sejam as melhores possíveis, infelizmente embelezar animais de estimação pode acarretar problemas como danos físicos e emocionais, favorecendo alergias na pele, estresse ou intoxicação. Alguns cosméticos, inevitavelmente, precisam ser utilizados por questões higiênicas, quando é necessário dar banho no seu amigo de quatro patas, por exemplo.

No entanto, mesmo nessa situação, é preciso que os tutores de pets se atentem ao uso de xampus desenvolvidos especialmente para o organismo dos animais. No entanto, não é exatamente disso que se trata quando falamos sobre embelezar animais de estimação. 

Embelezar animal de estimação: moda perigosa para os pets

O mercado de acessórios, como produtos e cosméticos, para vestir e modificar a aparência de cães, gatos e outros animais, tem crescido. Sejam esmaltes, roupas íntimas, sapatos ou tinturas para pêlos, existem muitas opções para donos que desejam embelezar animal de estimação.

No entanto, essa moda, ainda que possa render ao tutor do bichinho uma foto repleta de likes no Instagram, pode ser muito prejudicial ao pet. Animais, ainda que ocupem cada vez mais um espaço de amigos e companheiros no nosso dia a dia, ainda são essencialmente animais.

Portanto, não existe necessidade alguma em enfeitar um bichinho para que ele fique mais bonito. Embelezar animal de estimação acaba sendo mais um hobby do dono do bichinho do que uma questão de bem-estar com relação a ele.

Concursos de beleza para cães e gatos já existem e, infelizmente, é cada vez mais comum que pessoas enfeitem seus bichinhos a ponto de eles ficarem mais parecidos com bonecos de pelúcia do que com animais.

Consequências do embelezamento para o pet

Em primeiro lugar, é preciso salientar que tratamentos de saúde e higiênicos não têm nada a ver com o que está sendo debatido nesse post. É preciso, sim, utilizar cosméticos como xampus próprios para dar banho nos animais, ou utilizar produtos antipulgas, além de tosar o pelo ou cortar as unhas dos bichinhos.

Agora, com relação a embelezar o pet para fins meramente estéticos, não existe nenhuma vantagem. O problema é a longo prazo e pode terminar com consequências físicas e psicológicas. Existem muitos estudos científicos que atestam que existem componentes tóxicos nos produtos de cosmetologia.

O esmalte de unhas para pets, por exemplo, pode ser extremamente nocivo para a saúde do pet. Ademais, o uso de roupas em animais é outra medida que deve ser evitada. Mesmo que você queira vesti-lo em épocas mais frias do ano, a fim de protegê-lo, acredite: você está apenas incomodando-o.

Os animais de estimação já possuem, em sua pelagem, uma certa resistência a temperaturas mais baixas. Dispor de lugares quentinhos e cobertores na casa para que ele se proteja quando sentir frio é mais do que o suficiente. O uso de roupas causa incômodo, desconforto e falta de liberdade para os seus animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *