psicologo-profissional

O que um psicólogo faz dependendo da área de trabalho?

O que exatamente um psicólogo faz? Todos sabemos que a psicologia é uma profissão que desperta muito interesse atualmente e, embora muitos estudantes, quando decidem estudar psicologia, acreditem que praticamente todas as opções de trabalho como psicólogo passam por psicólogo clínico, a realidade é certamente muito diferente.

Confira também: O Melhor Psicólogo online para Você.

Neste artigo, respondo à pergunta principal: O que um psicólogo faz?  Aparentemente, uma pergunta muito simples, mas complexa de responder, porque o profissional de psicologia pode desempenhar diferentes funções, dependendo da área em que se move.

1. O que um psicólogo faz? e como se tornar isso?

psicologia é uma disciplina que, dada a sua enorme complexidade abrange muitas áreas, mas em adição também relacionado a muitas áreas, como discutido abaixo. Para entender o que um psicólogo faz , precisamos primeiro responder a algumas perguntas.

Embora todas as profissões tenham suas vantagens e desvantagens, e a Psicologia não seja uma exceção, posso garantir que o engajamento nessa emocionante disciplina proporciona momentos de grande satisfação pessoal e profissional . No entanto, também existem momentos específicos frustrantes ou tediosos, e isso não pode ser ignorado.

Portanto, é extremamente importante que, antes de considerar empreender essa formação e carreira profissional, nossas preferências, motivações e objetivos se ajustem bem ao que a profissão nos oferece e, especificamente, à especialidade que já começamos a ter em mente.

Mas que oportunidades profissionais existem em psicologia ? Que trabalho profissional os psicólogos podem fazer? Qual é o panorama atual das especializações? Existem mais opções do que a chamada psicologia clínica ? Embora nossa sociedade tenha se acostumado a ver a figura do psicólogo como o profissional típico visto nos filmes que assistem pacientes em uma consulta , ou seja, o psicólogo clínico, isso não coincide com a realidade, porque há muitas áreas em que você pode trabalhar.

2. A formação profissional do psicólogo

Vamos falar primeiro do treinamento necessário. Quando os alunos terminam seus estudos em psicologia , não é incomum ficar desapontado, pois passaram vários anos adquirindo habilidades e estratégias sobre como fazer terapia e como resolver problemas psicológicos, é algo inegável que estamos orientados para a psicologia clínica desde muito cedo.

Aqueles de nós que são capazes de concluir os estudos de psicologia sabem que, durante os primeiros dois ou três anos, adquirimos os pilares epistemológicos da profissão (de onde vem a psicologia, de que escolas existem, os processos psicológicos básicos, a metodologia estatística e de pesquisa etc.) , e não é fácil, porque muitos estudantes abandonam a ideia de ser psicólogo e não continuam os estudos devido ao nível de exigência teórica e prática para a qual somos treinados. Será na segunda etapa do treinamento, quando, genuinamente motivados para atingir nosso objetivo, adquirimos claramente uma visão global e profunda de tudo o que engloba a Psicologia, e finalmente acreditamos no papel profissional.

Quando os estudos em psicologia terminarem, teremos uma base sólida, sendo sempre mais conveniente nos especializarmos no campo em que você deseja trabalhar no futuro ; sim, como conselhos pessoais, é apropriado reduzir altos níveis de expectativas, seja Você é claro sobre o campo em que deseja trabalhar como psicólogo.

3. O que fazer no final do curso de Psicologia

A primeira grande virada que o profissional vive e que influenciará decisivamente o que fará como psicólogo em seu próximo ambiente de trabalho. Quando terminamos os estudos em Psicologia, surge a pergunta O que fazemos agora?

As opções são diversas, por exemplo, a busca de um emprego relacionado ao que fizemos no final da corrida, preparar algumas oposições, continuar treinando (mestrado, doutorado etc.), iniciar um negócio sozinho ou com um parceiro, realizar trabalhos voluntariado complementar em diferentes organizações , etc.

De qualquer forma, se você decidir continuar treinando especificamente em uma área específica, abaixo estão vários dos especializados que você pode acessar por meio de treinamento acadêmico ou de oposições, como veremos mais adiante.

Especialização : o psicólogo limita seu escopo de ação.

Quando os estudos terminam, você, como psicólogo, deve se perguntar qual caminho escolher . Embora a oferta seja variada, porque, como já mostrei em Psicologia, existem muitos campos de especialização, é conveniente definir o campo de ação em que a atividade profissional se destina a ser desenvolvida. 

Portanto, desde o primeiro ano nos estudos de Psicologia, aconselho você a começar a indagar sobre as diferentes áreas existentes  , bem como a viver novas experiências (envolvendo-se em diferentes campos) que permitem expandir seu conhecimento e treinamento, isso ajudará você a saber o que tipo de psicólogo que você quer ser no futuro.

4. O que um psicólogo faz dependendo da área de estudo?

Não há dúvida de que a Psicologia desenvolve sua atividade nas três principais áreas: clínica, educacional, social ou organizacional ; mas também existem outros campos de especialização, reconhecidos na prática profissional e na oferta de treinamento de pós-graduação de muitas universidades.

4.1 Psicologia Clínica e da Saúde

É a área mais popular e sabemos disso porque a maioria das pessoas associa a figura do psicólogo a esse papel. No entanto, deve-se notar que a psicologia clínica e a psicologia da saúde não são as mesmas.

Embora o psicólogo clínico faça o diagnóstico e o tratamento de problemas mentais como a esquizofrenia, o psicólogo da saúde se concentra nos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais associados à saúde das pessoas, bem como às doenças físicas que as afetam. .

Nesta área, a Psicologia Geral da Saúde também entraria .

4.2 Psicólogo educacional

Algumas de suas funções são a intervenção antes das necessidades educacionais dos alunos, a intervenção antes das necessidades educacionais dos estudantes, outras funções relacionadas especificamente à orientação, aconselhamento profissional e vocacional, funções preventivas, intervenção na melhoria do campo educacional , treinamento e aconselhamento familiar , intervenção socioeducativa, pesquisa e ensino.

4.3 Psicólogo Social e de Organizações

De uma maneira geral, o trabalho de um psicólogo organizacional tende a estar associado ao do profissional de recursos humanos (por exemplo, a seleção de pessoal, treinamento e até, em alguns casos, a prevenção de riscos ocupacionais em tópicos como saúde ocupacional) , algo que não é exatamente assim, pois é apenas uma das opções para se dedicar à psicologia organizacional. 

Por exemplo, você também pode desempenhar suas funções no departamento de marketing ou em pesquisa de mercado, descobrindo novas maneiras de acessar melhor certos tipos de clientes e consumidores com os quais a organização deseja entrar em contato.

Por outro lado, o psicólogo social desempenha funções de pesquisa e intervenção na dimensão coletiva, no grupo e nas relações que ocorrem entre as pessoas. Na realidade, o psicólogo social pode trabalhar em outros campos, como esportes, intervenção comunitária, violência de gênero e família, entre outros.

4.4 Psicologia Forense

O psicólogo jurídico domina com rigor absoluto todos esses conceitos, normas e dinâmicas do sistema jurídico em que está. Além disso, coleta, analisa e apresenta evidências de natureza psicológica que serão levadas em consideração em processos judiciais. Algumas das funções são: avaliação e diagnóstico, assessoria especializada aos órgãos judiciais, intervenção (programas de prevenção, tratamento, reabilitação e integração de atores legais na comunidade ou prisão), vitimologia, mediação etc.

4.5 Psicólogo Esportivo

A figura do psicólogo esportivo está crescendo nas últimas décadas, pois atletas, treinadores e gerentes de equipes esportivas perceberam que nesse setor as variáveis ​​psicológicas são tão importantes quanto os aspectos físicos, técnicos ou táticos. . Portanto, o psicólogo do esporte atua como treinador em grande parte, embora possa cuidar não apenas dos aspectos grupais (em esportes de grupo), mas também de aspectos mais individuais que impactam cada um dos participantes, com o objetivo de promover Suas qualidades e desempenho.

4.6 Sexologia Clínica

O sexólogo é um profissional de psicologia que adquiriu habilidades e ferramentas para melhorar a qualidade da vida emocional, emocional e sexual das pessoas. Os problemas sexuais não são tratados como fenômenos puramente fisiológicos, mas os aspectos cognitivos e emocionais deles também são levados em consideração para alcançar uma visão mais completa do que deve ser tratado a partir da intervenção.

5. O papel do psicólogo na administração pública | Oposições

Dado que o mercado de trabalho do psicólogo é bastante complicado, não surpreende que muitos profissionais lutem por uma praça pública. Aqui, mostramos o que um psicólogo faz ou como acessar algumas das oposições mais notáveis ​​da Espanha. Muitos deles também existem em outros países do mundo.

5.1 Psicólogo Interno Residente (PIR)

O exame PIR visa conceder o título de Psicólogo Especialista em Psicologia Clínica (PEPC) , sendo a única maneira de aprovar as oposições do PIR. Uma vez aprovado o exame e os quatro anos na esfera pública, haverá uma experiência que, sem dúvida, constituirá uma base fundamental para o desenvolvimento da atividade profissional na esfera privada, caso um local não seja obtido na esfera pública

5.2 Psicólogo na área de ensino

Corpo de Orientação Educacional do Ensino Secundário; Corpo de Professores de Treinamento e Orientação Ocupacional (FOL); Ensino em centros públicos de ensino médio e superior (todas as comunidades autônomas) .

5.3 Empregos em Justiça e Administração

Corpo Técnico em Tribunais Juvenis, Família, Corpo de Técnicos de Instituições Penitenciárias (especialidade de Psicólogos).

5.4 Psicólogo da Guarda Civil

O psicólogo também desempenha funções muito interessantes dentro da Guarda Civil (Corpo de Segurança Espanhol). As várias funções estão incluídas na Escala Opcional Mais Alta (dentro da especialidade de Psicólogos).

5.5 Psicólogo na polícia

Os psicólogos também podem trabalhar na Polícia em muitos países. Especificamente, dentro dos órgãos especiais . O acesso é feito a partir da escala básica ou da escala executiva das forças policiais.

5.6 Forças Armadas

Quando nos perguntamos o que um psicólogo militar faz, a resposta é bastante complexa, pois esse perfil do psicólogo é um dos mais complexos e completos que existem. O psicólogo nesta área executa todos os tipos de funções. Podemos dizer que o exército é uma sociedade pequena que precisa de psicólogos para atuar como psicólogos educacionais, psicólogos clínicos, psicólogos organizacionais etc. O psicólogo acessa o exército como tal através do Corpo de Saúde Militar (especialidade de Psicólogos); escala superior de oficiais.

5.7 Administração local e regional

Técnico de intervenção psicossocioeducacional e outras posições técnicas (centros culturais, serviços para crianças, jovens, familiares, grupos especiais, orientação para o trabalho, etc.).

6. Pesquisa e ensino

Quando nos perguntamos o que um psicólogo faz muitas vezes, pensamos sobre as áreas da psicologia e as oposições à administração pública, esquecendo as próximas duas.

6.1 O psicólogo pesquisador

Os psicólogos também podem se dedicar ao campo de pesquisa em diferentes campos relacionados à psicologia .

Uma das vantagens é a incrível variedade de tópicos que podem ser abordados a partir da pesquisa em psicologia e que tudo relacionado ao comportamento humano e aos processos mentais é praticamente inatingível.

Além disso, dependendo das abordagens e tópicos preferidos por cada psicólogo, existem diferentes métodos de pesquisa a serem considerados.

6.2 O psicólogo pedagógico

Os psicólogos também podem praticar como professores em contextos diferentes e variados, podem optar por fazer treinamento universitário, em centros educacionais, academias de treinamento etc.

7. As funções do psicólogo no futuro

Um problema real hoje é o fato de termos sido “treinados” para pensar de uma maneira (pensamento convergente), deixando de lado (e mesmo completamente anulando) essa espontaneidade, inteligência e liberdade cativante, em suma. Nosso espaço relacionado à criatividade. Como podemos aplicar um pensamento divergente às saídas profissionais de um psicólogo? Embora todas as opções acima sejam aquelas que nosso pensamento convergente nos induz a valorizar, existem outros tipos de opções que podemos estimar ou até criar (lembre-se da frase “acreditar que é criar”).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *