O que é viscose?

O nascimento da seda artificial ou viscose

viscose é a primeira fibra artificial a surgir. Surgiu no final do século XIX . Antes, os tecidos eram feitos exclusivamente de fibras naturais , como algodão, linho ou seda.

E, de fato, em meados do século 19, a sericultura (criação do bicho-da-seda) e a tecelagem da seda estavam em alta na França. Mas a intensificação da produção é acompanhada por uma proliferação de doenças que afetam o bicho-da-seda, a ponto de reduzir drasticamente a produção.

Louis Pasteur foi então chamado para o resgate para estudar essas doenças. Sob sua direção está o conde Hilaire de Chardonnet , um brilhante engenheiro e pesquisador. O conde Chardonnet teve a ideia de reproduzir em laboratório uma fibra de seda a partir da celulose. Ele teve sucesso em 1884 . É o nascimento do  rayon,  mais conhecido pelo nome de viscose , a primeira fibra artificial a imitar a seda natural, mas muito mais econômica do que a última.

O seu fabrico foi patenteado em 1892 pelos 3 químicos britânicos : CF Cross, EJ Bevan e C. Beadle. Confortável, econômica de produzir e facilmente tingida , a viscose pode ser encontrada em qualquer lugar nas roupas . Até o surgimento das fibras sintéticas que mais uma vez vão mudar a situação … mas isso é outra história!

Pontos fortes e fracos da viscose

As vantagens da viscose sobre outras fibras existentes são notáveis:

  • as fibras de viscose são muito finas , o que confere ao tecido muita fluidez e maciez .
  • a celulose está disponível em quantidades maiores do que o algodão,
  • fibras artificiais são mais baratas do que fibras naturais como seda ou algodão,
  • a viscose é absorvente e respirável , tornando-a confortável e agradável de usar.
  • a fibra de celulose dá origem a um tecido mais regular do que o algodão. Viscose é, portanto,  fácil de tingir e imprimir, com padrões em cores intensas e duradouras.

No entanto, a  fabricação de viscose apresenta uma série de problemas ambientais:

requer o uso de dissulfeto de carbono (CS 2 ), um produto químico tóxico , inflamável e poluente. Essa técnica gera poluição de enxofre porque o dissulfeto de carbono não pode ser recuperado após seu uso para dissolver a celulose. Isso sem falar nos perigos para a saúde dos trabalhadores que trabalham nas fábricas de viscose e que manuseiam esses produtos tóxicos no dia a dia.

o processo de viscose também consome muita água : 4.000 a 11.000 litros de água são necessários para fazer 1 kg de viscose.

Outra desvantagem e não menos importante: a fabricação de viscose leva ao  desmatamento maciço. 120 milhões de árvores são derrubadas a cada ano para abastecer a indústria têxtil. Cerca de um terço do rayon (ou viscose) vem de florestas antigas em perigo de extinção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *