O que é um suplemento alimentar e para que ele serve?

Você sabe o que é um suplemento alimentar e para que ele serve? Essas cápsulas ou comprimidos são encontrados facilmente em farmácias e mercados e ajudam o corpo a repor e equilibrar vários nutrientes que o nosso corpo necessita para funcionar melhor. Por isso, os suplementos alimentares e vitamínicos têm usos bem variados como a melhoria da cartilagem, da flora intestinal, crescimento de cabelo, ganho de massa muscular, prevenção de mal-formações no feto da mulher grávida, entre outros.

Geralmente, os suplementos não precisam da receita do médico. Apesar disso, não é ideal sair tomando sem um objetivo específico, principalmente se o seu médico ou nutricionista não tiverem conhecimento. Afinal, cada corpo precisa de uma quantidade diferente de vitaminas e outros nutrientes. Portanto, os suplementos devem ser tomados com cuidado.

Sendo assim, é disso que vamos falar a partir daqui. O que são esses suplementos? Quais são os benefícios de tomar? Em quais situações o uso é recomendado? Continue aqui que vamos responder a estas e outras perguntas.

Como os suplementos alimentares funcionam?

Como o próprio nome já diz, os suplementos alimentares surgiram, justamente, como tentativa de repor tudo aquilo que a nossa alimentação não está suprindo. E, ainda, mesmo aquilo que a alimentação regular não entrega. Mas não é que os suplementos vão substituir a sua alimentação. Eles visam, principalmente, atender pessoas que tenham tido uma baixa significativa de algum nutriente ou vitamina.

Os suplementos prontos, desses que você pode comprar na farmácia, geralmente contém vitaminas e proteínas que podem fazer muito bem, também, para o coração, para o fígado e para os músculos, assim como para a imunidade. Além disso, você pode comprá-los sem preocupação, porque eles são seguros.

Mas atenção: é muito importante conhecer o que, de fato, você está consumindo e em qual dose. Afinal, além dos suplementos, você estará ingerindo tudo que já vem da alimentação regular. Por isso, antes de começar a tomar um suplemento, peça a orientação de um médico ou nutricionista sobre como equilibrar as duas coisas.

Tipos de suplemento

Os suplementos não são todos iguais e nem são utilizados apenas por quem vai à academia. Conheça os diferentes tipos:

  • Suplementos hipercalóricos. Esses são cheios de calorias. Assim, sua composição é rica em gorduras, vitaminas, proteínas, carboidratos e minerais. Porém, cuide com os excessos de gordura e calorias, que podem levar ao sobrepeso.
  • Suplementos termogênicos. Esses suplementos são ideais para quem pretende emagrecer, já que sua principal função é acelerar o metabolismo. Por isso, sua composição é, geralmente, feita de guaraná, cafeína, citrus, entre outras substâncias.
  • Suplementos proteicos. Perfeitos para quem é adepto de fazer musculação, os proteicos são feitos de proteínas que ajudam o músculo a se recuperar depois do treino.
  • Suplementos antioxidantes. Quando fazemos exercícios, nosso corpo produz radicais livres naturalmente. Os antioxidantes ajudam a combater o efeito dos radicais livres nas células.
  • Suplementos hormonais. São os tipos de suplementos voltados para estimular a produção de algum hormônio, tais como: tiroxina, estrogênio, entre outros.
  • Suplementos poli vitamínicos e minerais. Esses complementam as vitaminas e os minais como, por exemplo, o cálcio, o ferro, o magnésio, entre outros. Um exemplo disso é o life gummy!
  • Suplementos probióticos. Micro-organismos vivos que são suplementados para ajudar em diversos problemas relacionados ao intestino.

Suplemento alimentar e medicamentos: quais são as diferenças?

Como falamos no início do texto, os suplementos alimentares não precisam de receita para serem comprados e são destinados às pessoas saudáveis. O motivo é simples: suplemento alimentar não é medicamento.

A função deles não é tratar e nem prevenir doenças. Ainda que, claro, eles ajudem a manter o corpo mais saudável. Mas a absorção varia de acordo com cada organismo. Por isso, consulte um médico para saber os melhores horários e condições para tomar os suplementos.

Por determinação de 2018 da Anvisa, fica bem clara essa diferença. Existem os medicamentos que contém vitaminas ou são feitos à base delas e existem os suplementos. O medicamento só pode ser vendido em farmácia. Mas os suplementos podem ser encontrados, também, em mercados.

A determinação da Anvisa colocando suplemento como uma categoria separada de medicamento foi necessária para que o consumidor tenha segurança de estar consumindo algo de eficácia comprovada sem, entretanto, que isso seja confundido com tratamentos medicinais mais complexos.

Atenção na hora compra!

Apesar de não ser obrigatório o registro do produto na Anvisa, as embalagens e bulas dos suplementos devem conter, sem exceção:

  • A expressão exata SUPLEMENTO ALIMENTAR deve estar escrita na embalagem
  • Recomendação da quantidade e da frequência diária em que o consumidor deve ingerir o produto.
  • As quantidades ideais devem, também, estar com indicação por faixa etária e grupo populacional.
  • Advertências gerais e específicas, que variam de acordo com cada fórmula.
  • Restrição de uso, ou seja, quando algum tipo de pessoa não puder tomar aquele suplemento.
  • Tabela nutricional.
  • Lista de ingredientes.
  • Declaração da presença de glúten, lactose e/ou alergênicos.
  • Data de validade e número do lote.
  • O nome da empresa que produziu, assim como o responsável técnico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *