CoolSculpting é seguro

O procedimento CoolSculpting é seguro?

O CoolSculpting é um tratamento de redução de gordura não cirúrgico que usa o resfriamento controlado para eliminar a gordura resistente, aquela difícil de tratar, mesmo com dieta e exercícios físicos. O procedimento pode ser realizado em qualquer parte do corpo onde há presença de gordura localizada, como:

  • Papada;
  • Abdômen;
  • Coxas;
  • Joelhos;
  • Culotes;
  • Braços;
  • Glúteos.

O procedimento de redução de gordura CoolSculpting foi desenvolvido para as pessoas que têm gordura localizada em áreas específicas. Ao contrário da cirurgia para perda de peso, ele não é uma solução de perda de peso para pessoas obesas. Por isso, o ideal é que a pessoa esteja dentro de uma faixa de peso adequada e já tenha em seu dia a dia o hábito de praticar atividades físicas, além de manter uma dieta equilibrada. 

Como é feito o CoolScupting?

O especialista posiciona uma manta de gel e um aplicador sobre a região a ser tratada e, em seguida, o aparelho começa a puxar e segurar a gordura, resfriando-a automaticamente. 

Depois que as células de gordura tratadas são cristalizadas (congeladas), elas são destruídas e naturalmente processadas e eliminadas do organismo. Depois de eliminadas, elas não voltam mais, ou seja, os resultados do CoolSculpting são definitivos.

Durante o procedimento, algumas pessoas podem ter sensações de puxões, leves beliscões, frio intenso, formigamento, ardência, dor e câimbras no local do tratamento. Essas sensações podem diminuir à medida que a região fica dormente.

Após o CoolSculpting, os efeitos colaterais mais comuns são: vermelhidão, inchaço, branqueamento, hematoma, rigidez, formigamento, ardência, sensibilidade dolorosa, câimbras, dor, coceira, sensibilidade e dormência da pele. Esses efeitos são temporários e geralmente desaparecem dentro de dias ou semanas.

Por se tratar de uma técnica de resfriamento controlado, o CoolSculpting não afeta a epiderme ou outros órgãos nem causa necrose, e os pacientes geralmente conseguem retornar às atividades normais após a sessão.

A maioria deles apresenta resultados entre dois e seis meses após o tratamento. Com o CoolSculpting é possível reduzir o número de células adiposas em cerca de 30%. 

O CoolSculpting é um procedimento seguro?

Como um dos principais tratamentos não invasivos de redução de gordura, o CoolSculpting tem um perfil bem estabelecido de segurança e eficácia. O aparelho conta com um dispositivo de resfriamento controlado projetado com medidas embutidas de segurança. Se os sensores detectam que a pele está ficando muito fria, o sistema é desligado automaticamente.

O fato de ser um procedimento que não necessita de cortes, anestesia ou medicamentos que possam causar uma reação alérgica ou adversa reforça sua maior segurança.

Existem outros tratamentos que agem de maneira semelhante ao CoolSculpting, mas ele é o único que congela a gordura de forma homogênea a -110. As outras técnicas de criolipólise, como é chamado o tratamento por congelamento, costumam atingir, no máximo, -60 e de maneira irregular. Desta forma, apenas conseguem “murchar” as células adiposas, que poderão retornar à sua situação inicial com o tempo.

Se você pensa em realizar o CoolSculpting, escolha um profissional experiente na área e que seja membro de uma sociedade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Além disso, certifique-se de que a máquina utilizada tenha o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois alguns aparelhos podem não ter um controle ideal de temperatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *