Mitocondria

Mantenha suas Mitocôndrias em Forma

As mitocôndrias, essas fontes de energia dentro das células, são muito mais importantes para a saúde, doença e envelhecimento do que você imagina. Dessa forma, você pode cuidar deles.

Se você se lembrar da biologia do instituto, saberá que as mitocôndrias são organelas dentro de todas as células do corpo. 

Mitocondria

Aumente a sua Saúde Mitocondrial agora mesmo com Two Per Day.

As mitocôndrias realizam a chamada respiração celular , na qual convertem glicose em uma molécula chamada ATP, que fornece a energia necessária para reações químicas em nosso corpo.

Precisamente, um dos principais identificadores do envelhecimento é quando as mitocôndrias param de funcionar corretamente. Da mesma forma, se as mitocôndrias falham, desencadeiam processos inflamatórios e surgem doenças metabólicas conhecidas , da obesidade à aterosclerose, Alzheimer e até câncer.

A origem evolutiva das mitocôndrias é curiosa. A teoria mais aceita é que eram células independentes (possuem DNA próprio) que formavam uma simbiose com outros organismos unicelulares e que, com o curso da evolução, acabavam fazendo parte deles.

Além do envelhecimento, o que afeta a saúde das mitocôndrias? Bem, os suspeitos do costume: falta de exercício físico e sedentarismo, poluição do tabaco e do ar, excesso de gorduras e açúcares na dieta e, é claro, estresse .

Manter as mitocôndrias em forma é um dos campos mais prósperos da medicina atualmente , e há um interesse crescente em curar e prevenir, prestando atenção a essas organelas. Isto é o que você pode fazer:

Intervalos de alta intensidade

Exercícios com intervalos de alta intensidade têm muitas vantagens sobre exercícios moderados a longo prazo. Mas também foi observado que os  intervalos melhoram a função das mitocôndrias e podem prevenir a trombose. 

Foi visto que o exercício em geral pode reparar os danos produzidos nas mitocôndrias por uma dieta ruim . 

Sonho

A falta de sono pode afetar nossa saúde muito mais do que pensamos, especialmente nosso cérebro. A molécula beta-amilóide, envolvida nas funções dos neurônios, pode acumular-se quando não há boa qualidade do sono e afetar as mitocôndrias nos neurônios , o que mais tarde contribui para a doença de Alzheimer.

Seja através da exposição ao sol ou na dieta, a vitamina D é essencial para a função mitocondrial, e foi observado que, com suplementos de vitamina D, aumenta a capacidade das mitocôndrias de produzir energia nas células musculares.

Vitamina D

Jejum intermitente

O estresse produzido por curtos períodos de jejum aumenta a eficiência das mitocôndrias e promove a autofagia , eliminando as mitocôndrias defeituosas e produzindo novas.

Exposição ao frio

A gordura marrom é um tipo especial de tecido adiposo que tem a função de manter a temperatura. A cor marrom é porque essas células têm mais mitocôndrias que as da gordura branca normal. A exposição ao frio  ativa essas mitocôndrias .

Luz infravermelha

Essa terapia, que antes era muito cara e agora qualquer pessoa pode fazer com  lâmpadas LED infravermelhas, melhora a função mitocondrial e acelera  a cicatrização de feridas e a recuperação muscular após o exercício.

Alimento para mitocôndrias

Para realizar seu trabalho, as mitocôndrias precisam de um suprimento suficiente de coenzimas que devem estar presentes em nossa dieta de uma maneira ou de outra. 

Não podemos perder vitaminas do complexo B, minerais, polifenóis, l-carnitina, ALA, coenzima Q-10 ou creatina, entre outras coisas, que atrasam o envelhecimento e as doenças neurodegenerativas. 

Se houver nutrientes suficientes na dieta , suplementos não são necessários, mas cuidado com junk food.

Meditação

Se o estresse mata as mitocôndrias, é lógico que a meditação as faça crescer . Sem a necessidade de misticismo, a respiração mais simples exerce níveis mais baixos de estresse e afeta diretamente os genes que regulam a função mitocondrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *