Período fértil

Entenda quando acontece o período fértil e quais são os sintomas

A vida é feita de ciclos. Vivemos vários períodos que começam, se estabilizam e depois diminuem até se encerrarem. Alguns ciclos da natureza levam centenas ou milhares de anos para se completar e depois se extinguir. Outros levam mais ou menos 28 dias. Mas o que ciclos tem a ver com período fértil

Embora muitos processos civilizatórios nos afastem da natureza, não podemos esquecer que fazemos parte e somos submetidos às suas regras. É por isso que nosso corpo também tem seus ciclos, sendo que um dos principais e mais importantes para a conservação da espécie é o ciclo do período fértil.

Ovulação e período fértil

Antes de entendermos o que é período fértil, é preciso entender o que é ovulação e sua relação com o período fértil

Ovulação ocorre no 14º dia do ciclo menstrual e é uma fase que dura, aproximadamente, 6 dias. Essa fase ocorre durante o ciclo menstrual e é quando, para haver fecundação, os hormônios estimulam a liberação de óvulos na tuba uterina. 

Esse é o período fértil, o momento propício para a gravidez. A menstruação ocorre quando não há gravidez porque o endométrio descama expelindo, pelo útero, o óvulo não fecundado juntamente com o sangue que nosso corpo preparou para receber um possível feto.

O que é período fértil?

Período fértil, como vimos, é o período da ovulação. Só há período fértil quando há ovulação. Depois que há a liberação dos óvulos, eles ficam aptos a germinarem entre 12h e 24h. É necessário você saber reconhecer seu período fértil porque, quando há espermatozóides no aparelho reprodutor feminino antes da ovulação (no tempo de vida útil do espermatozóide) as chances de gravidez são ainda maiores.

Como identificar o período fértil?

Se você quer identificar o período fértil para engravidar ou mesmo evitar a gravidez, é bom observar algumas dicas. Lembre-se que, no período fértil, há um aumento dos níveis de alguns hormônios do corpo da mulher.

Antes da ovulação:

  • Muco vaginal claro e abundante: próximo ao período de ovulação, a mulher percebe uma secreção vaginal parecida com a clara de um ovo.

No período fértil:

  • Ligeiro aumento da temperatura basal: é a temperatura do corpo no momento imediato que a pessoa acorda. No período da ovulação, essa temperatura aumenta cerca de 0,5 graus;
  • Aumento na oleosidade da pele: devido ao aumento dos níveis de progesterona e testosterona;
  • Aumento do desejo sexual: por causa do aumento nos níveis de estrogênio do corpo, aumenta o desejo de manter relações sexuais;
  • Dor nas mamas: devido ao aumento do volume mamário por causa do aumento de estrogênio no corpo;
  • Dor na região pélvica, abaixo do abdome: leves pontadas na região pélvica podem indicar que o óvulo está se preparando para receber o espermatozoide.

Cálculo do período fértil

Outra forma de identificar o período fértil é calculando sua ocorrência. Mas fique atento, pois cada organismo tem suas especificidades e pode apresentar variações de pessoa para pessoa. Algumas dicas que podem ajudar no cálculo do período fértil são:

  • O período fértil geralmente ocorre na metade do ciclo menstrual;
  • O período menstrual começa no primeiro dia de menstruação e acaba no início da próxima menstruação. 

Uma dica de autoconhecimento é sempre anotar o começo e término de sua menstruação. Fique atenta ao seu corpo, às suas mudanças e aos seus ciclos! Caso identifique alguma alteração em seu período fértil ou dificuldade para engravidar, procure um especialista em reprodução humana para avaliar a possibilidade de fazer um tratamento específico ou até mesmo uma fertilização in vitro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *