Como o COVID-19 afetou as empresas e como o COWORKING pode te ajudar

Em todo o mundo, cerca de 2 milhões de pessoas trabalham em 35 mil locais de coworking.

A fase inicial da pandemia do coronavírus “congelou” o setor dos espaços partilhados. Com o passar dos meses, a situação começou a melhorar. Como o COVID-19 impactou os setores de coworking?

De acordo com o Relatório de Riscos Globais 2021, a pandemia ampliou as desigualdades digitais, econômicas e de saúde. Seus efeitos indiretos serão visíveis por cerca de 3 a 5 anos, e o impacto pode ser sentido por até 10 anos.

– O impacto do COVID-19 não é apenas a recessão econômica, mas também uma mudança nas relações com clientes e funcionários. 

A flexibilidade das operações, tanto em termos de comunicação interna quanto externa, é muito importante hoje. Muitas pessoas ainda implementam as medidas de distanciamento social e sentem que o coworking pode representar uma ameaça. 

As empresas que desejam permanecer no mercado precisarão monitorar a situação em andamento, preparar uma estratégia de gerenciamento de crises e estar prontas para assumir riscos – diz Adriano Luz, proprietário do coworking com endereço fiscal em Jundiaí.

Como mudar de um estúdio para um espaço de coworking

A pandemia provou que espaço livre, conforto e independência são muito importantes no dia a dia. Muitas pessoas que moram em estúdios próprios ou alugados não podiam designar uma sala separada para trabalhar. 

A situação era ainda mais difícil se o apartamento tivesse que se tornar um local de trabalho para dois adultos empregados em várias indústrias, mas também um local onde seus filhos frequentam as aulas escolares.

O coworking com endereço fiscal para empresas é uma resposta perfeita a estas circunstâncias, promovendo o foco e a criatividade, mas também garantindo condições de trabalho totalmente confortáveis. Conexão rápida à Internet, acesso gratuito a salas de conferência, cozinha ou lounge podem se tornar uma boa solução para a pandemia.

Comunidade, colaboração e contribuição

Sem dúvida, muitas pessoas ainda veem seus colegas de trabalho como uma ameaça em potencial. 

A necessidade de restabelecer as conexões sociais, no entanto, está crescendo claramente – especialmente entre os mais jovens. É por isso que os princípios do coworking ainda são válidos. A noção de comunidade, colaboração e contribuição sobreviveu muito bem à pandemia. 

O importante para os jovens é estar em um lugar onde possam crescer constantemente; e a criação de comunidade também os motiva e até contribui para o seu bem-estar.

Maior eficiência, menos formalidade

Uma grande vantagem do coworking com endereço fiscal de sorocaba para empresas é sem dúvida um contrato de aluguer à medida das necessidades de uma equipa, empresa ou colaborador, um espaço moderno e totalmente confortável e sem formalidades desnecessárias. 

Não é uma surpresa que mais e mais empresas mudem de escritórios regulares para locais de coworking. Isso permite que eles não apenas economizem dinheiro, mas também promovam maior produtividade e eficiência dos funcionários.

Embora a paralisia econômica inicial tenha resultado no fechamento de espaços de coworking, a situação de pandemia pode acelerar o desenvolvimento da indústria de coworking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *