Como evitar que seu gato arranhe a mobília

Como evitar que seu gato arranhe a mobília

Como evitar que seu gato arranhe a mobília

Não há nada pior do que comprar um sofá novo e voltar para casa para descobrir que seu gato ou gatinho o rasgou em pedaços, ou encontrar marcas profundas de garras em molduras de portas recém-pintadas. Gatos arranhando móveis podem ser um problema real, especialmente se você for alguém com bom gosto em casa! Às vezes pode parecer que seu gato está apenas brincando, mas é importante saber que esse comportamento está intimamente ligado aos seus instintos e traz inúmeros benefícios à sua saúde e bem-estar.

Por que os gatos arranham os móveis?

Embora possa parecer que seu gato só é bom em destruir coisas, na verdade existem muitas desculpas para fazê-lo. Em primeiro lugar, coçar exercita todo o corpo do seu gato e alonga todos os músculos e tendões, desde as garras até à base das costas. Arranhar os móveis também ajuda a manter as unhas afiadas, aparando as bordas, o que as mantém em ótimas condições.

Além disso, as patas dos gatos contém glândulas odoríferas que, quando arranham objetos, liberam um marcador de odor que identifica seu território de origem. Eles tendem a escolher lugares e áreas de uso regular, como sofás ou sua poltrona favorita. Isso ocorre porque coçar essas áreas os ajuda a se sentirem mais seguros e a aliviar a tensão.

Colocar seu perfume nos itens faz com que eles se sintam em casa.

Às vezes eles fazem isso porque estão entediados, o que é especialmente verdadeiro para gatos domésticos que não têm estimulação mental.

Como impedir que os gatos arranhem os móveis?

A melhor maneira de evitar que os móveis arranhem é dar a eles muitas oportunidades de arranhá-los por dentro. Ao ar livre, eles arranharam árvores e postes, por isso é recomendável simular esse cenário em casa usando postes especiais para esse fim. Certifique-se de comprar os de qualidade que são fortes e não se dobram quando seu gato os arranha, porque isso os torna menos atraentes. Também é recomendado que sejam altos o suficiente para que o gato possa alongar e exercitar todos os músculos importantes.

Você também pode encontrar retalhos de tecido, troncos de casca, retalhos de madeira macia ou fibras de sisal, toda uma gama para mantê-los entretidos. Ao dar-lhes esses problemas, os itens amigáveis ​​a arranhões (postes de arranhar) são menos propensos a atacar seus móveis.

Onde colocar postes e arranhadores

Coloque postes e arranhadores por toda a casa, em lugares onde seu gato já gosta de descansar, ou ao lado de objetos que já foram arranhados (como nos braços do seu sofá). Estar perto de onde dormem também pode ser uma boa ideia, pois muitos gatos gostam de beber e afiar as garras quando acordam.

Como evitar que seu gato arranhe a mobília

Se o seu gato não parece entusiasmado com o jejum, você pode considerar pendurar uma boneca para torná-lo mais divertido, ou apenas adicionar um pouco de catnip.

Atenção à dor constante

Você também deve limpar cuidadosamente os itens que costuma arranhar para evitar deixar o cheiro do seu gato, pois é mais provável que ele arranhe onde capta um cheiro fraco e queira revivê-lo. Recomendamos uma solução suave e não tóxica adequada para o material em questão, e você também deve tomar cuidado para que seu gato não passe por ela até que esteja seco.

Arranhar por desconforto

Para gatos que arranham superfícies por tédio ou falta de movimento, considere comprar brinquedos adequados e brincar com seu gato. São muitos os brinquedos, desde ratos eletrónicos a outros, que o vão desafiar e o seu gato vai adorar!

Como evitar que os gatos arranhem o tapete

Se você tem um gato que prefere arranhar o chão, seu tapete pode estar se deteriorando. A melhor maneira de evitar arranhões no tapete é espalhar tapetes de arranhar pela casa e incentivar os gatos a brincar neles como se fossem fantoches.

Agora você sabe como evitar que seu gato estrague seus móveis! Use nossas dicas e sua cadeira favorita estará segura! Também é importante não repreendê-los por arranhar as coisas, porque é um instinto natural e eles fazem isso por um motivo!

Se você ainda considera seu gato uma grande praga, sempre pode ir a um veterinário que certamente poderá ajudá-lo.

Continue lendo nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *