Como criar uma linha do tempo no Microsoft Project

As linhas do tempo são uma ótima maneira de visualizar as principais tarefas e marcos de um projeto. Você pode adicionar tarefas a uma linha do tempo e formatá-la da maneira que desejar. A exibição da linha do tempo está disponível no Microsoft Project 2010 e versões posteriores e é exibida por padrão. Você pode adicionar e remover itens de uma linha do tempo e copiar uma linha do tempo em um e-mail ou arquivo Word ou PowerPoint para apresentar a linha do tempo. Neste artigo, vamos nos concentrar em uma única linha do tempo (embora o Project 2016 agora suporte várias linhas do tempo e você possa criar modos de exibição com diferentes linhas do tempo).

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Exibir a visualização da linha do tempo

A exibição da linha do tempo é exibida por padrão quando você instala o Project pela primeira vez. No entanto, você pode ativar e desativar a exibição da linha do tempo usando Opções ou selecionando Linha do tempo na guia Exibir na faixa de opções:

Trabalhar com ferramentas de linha do tempo

Quando você clica na linha do tempo, uma guia Formato das Ferramentas da Linha do Tempo aparece com opções para a linha do tempo.

Para trabalhar apenas com a linha do tempo e não mover o Gráfico de Gantt, desative Panorâmica e Zoom no grupo Mostrar/Ocultar.

Adicionar tarefas únicas a uma linha do tempo

Para adicionar tarefas únicas a uma linha do tempo:

  1. Clique com o botão direito do mouse em uma tarefa e selecione Adicionar à linha do tempo no menu suspenso. Como alternativa, clique em Adicionar à linha do tempo na guia Tarefa na faixa de opções.
  2. Repita isso para cada tarefa ou marco que deseja adicionar.

Adicionar várias tarefas a uma linha do tempo

Para adicionar várias tarefas a uma linha do tempo:

  1. Clique no ID da primeira tarefa.
  2. Clique com a tecla Ctrl pressionada nos IDs das tarefas subsequentes.
  3. Clique com o botão direito do mouse em uma das tarefas selecionadas e selecione Adicionar à linha do tempo. Como alternativa, clique em Adicionar à linha do tempo no grupo Propriedades na guia Tarefa na faixa de opções.

Dica: as linhas do tempo podem funcionar bem se você adicionar apenas tarefas de resumo e marcos à linha do tempo.

Se quiser adicionar apenas tarefas de marco e resumo, você pode filtrar para exibir primeiro as tarefas de marco e resumo e, em seguida, repetir as etapas acima para adicionar essas tarefas à linha do tempo.

Remover tarefas de uma linha do tempo

Para remover tarefas de uma linha do tempo:

  1. Clique na barra, losango ou texto explicativo na linha do tempo que você deseja excluir.
  2. Selecione Remover da Linha do Tempo na guia Formato das Ferramentas da Linha do Tempo ou clique com o botão direito do mouse no item e selecione Remover da Linha do Tempo. Você também pode simplesmente pressionar Excluir.

Exibir tarefas como chamadas em uma linha do tempo

Inicialmente, as tarefas são exibidas como barras em uma linha do tempo. Para exibir tarefas como chamadas:

  1. Clique em uma tarefa na linha do tempo.
  2. Clique na guia Formato das ferramentas da linha do tempo e selecione Exibir como texto explicativo. Você também pode clicar com o botão direito do mouse na tarefa e selecionar Exibir como texto explicativo no menu. A tarefa agora aponta para a linha do tempo acima ou abaixo da linha do tempo. Você pode então arrastar a tarefa para o local desejado.

Se você quiser alterar uma chamada para uma barra novamente, clique na chamada e, em seguida, clique em Exibir como barra na guia Formatar na Faixa de opções para transformá-la novamente em uma barra. Você também pode clicar com o botão direito do mouse na tarefa e selecionar Exibir como barra no menu.

Abaixo está uma linha do tempo com tarefas resumidas como textos explicativos:

Adicionar linhas em uma linha do tempo

Para adicionar linhas em uma linha do tempo:

  1. Clique em uma tarefa de barra na linha do tempo.
  2. Arraste as tarefas para cima ou para baixo na linha do tempo para mostrá-las em linhas diferentes.

Alterar as cores em uma linha do tempo

Para alterar as cores em uma linha do tempo:

  1. Clique na tarefa que deseja alterar na linha do tempo. Para selecionar várias tarefas, pressione Ctrl e clique em cada tarefa.
  2. Feche a guia Formato das ferramentas da linha de tempo e clique em Plano de fundo/preenchimento ou Cor da fonte e selecione uma cor.

Alterar o formato da data

Para alterar o formato da data:

  1. Clique em qualquer lugar na linha do tempo.
  2. Clique na guia Formato das Ferramentas da Linha do Tempo e clique em Formato da Data.
  3. Selecione o formato desejado no menu suspenso.

Compartilhe uma linha do tempo em um e-mail, apresentação do PowerPoint ou documento do Word

Para compartilhar uma linha do tempo em um e-mail, apresentação do PowerPoint ou documento do Word:

  1. Clique em qualquer lugar na linha do tempo.
  2. Clique na guia Formato das ferramentas da linha do tempo e selecione Copiar linha do tempo. Um menu suspenso é exibido.
  3. Selecione Para e-mail para um tamanho pequeno que é melhor para uma mensagem de e-mail. Selecione Para apresentação para um tamanho médio projetado para funcionar em um slide do PowerPoint. Selecione Full Size para um tamanho grande que seja do mesmo tamanho que aparece no Project.
  4. Cole a linha do tempo pressionando Ctrl + V em um arquivo Word ou PowerPoint de e-mail.

Leia também : A plataforma de gerenciamento de projetos da Microsoft

Imprimir uma linha do tempo

Para imprimir uma linha do tempo:

  1. Arraste a linha abaixo da linha do tempo para a parte inferior da tela.
  2. Selecione a guia Arquivo na Faixa de opções e selecione Imprimir.
  3. Escolha as opções de impressão desejadas e clique em Imprimir.
  4. Para retornar à exibição dividida, clique na guia Exibir na faixa de opções e selecione Linha do tempo.

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