Classificação da contabilidade gerencial

Embora a contabilidade de custos seja parte fundamental da contabilidade gerencial, existem grandes diferenças entre esses dois processos. Pode-se dizer que a contabilidade gerencial é classificada em dois tipos:  contabilidade analítica e tomada de decisão . Bem, a contabilidade de custos é uma parte da contabilidade analítica.

É aqui que encontramos as primeiras diferenças, pois uma empresa pode realizar contabilidade de custos sem a necessidade de contabilidade gerencial. No entanto, a contabilidade gerencial precisa de uma abordagem mais ampla, portanto, não é possível realizá-la sem a contabilidade de custos.

Da mesma forma, as ferramentas usadas para medir ambas as contas não são as mesmas. A contabilidade gerencial é servida por uma que contribui para a tomada de decisões. Os custos, por outro lado, podem ser calculados a partir de orçamentos.

Aspectos financeiros de uma empresa

Outras diferenças estão relacionadas com os objetivos perseguidos por ambos os tipos de contas.

A contabilidade gerencial ou gerencial  registra as operações financeiras e as reporta às demonstrações financeiras da empresa com três finalidades:

  • Conheça e controle os custos.
  • Ajuda na tomada de decisão.
  • Facilite o planejamento.

Enquanto isso, a contabilidade de custos lida com os  custos de produção dos bens e serviços da empresa  . Isso permite avaliar os ativos, avaliar os rendimentos, analisar os resultados e controlar a gestão do negócio.

Para isso, geralmente possui normas internas próprias da empresa. No entanto, a contabilidade de custos segue os princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP), embora não seja obrigatório.

Podemos ir mais longe e dizer que a contabilidade gerencial  utiliza a informação para decisões estratégicas. Por sua vez, o custo está mais focado na questão monetária, para otimizar custos.

Confira mais sobre – contabilidade para empresas e melhore muito mais a rentabilidade do seu negocio.

Período de Contabilidade Gerencial

A contabilidade gerencial se concentra no período de tempo que você deseja medir,  seja semestral, trimestral, mensal, semanal etc. Estes períodos são previamente definidos e serão escolhidos em função das necessidades que surjam. Por outro lado, a contabilidade de custos é um processo contínuo, portanto, as informações de que você precisa e apresenta não são tão limitadas no tempo.

Em suma, pode-se dizer que a contabilidade gerencial possui uma abordagem mais ampla do que a contabilidade de custos que foca apenas nos custos de produção da empresa.

Aperfeiçoamento da contabilidade de gestão de custos

Com a contabilidade gerencial podemos agilizar muito a classificação das despesas da empresa por natureza. Ou seja, estamos falando de um detalhamento mais exaustivo dos gastos incorridos para melhorar seu controle e gestão.

Tomemos o exemplo de uma empresa com um número elevado de trabalhadores móveis. A contabilidade financeira, único requisito obrigatório, nos dirá quanto os funcionários gastam em viagens de negócios , em geral. No máximo, você pode especificar quanto em hospedagem, quanto em transporte, etc. A contabilidade gerencial vai além e permite detalhar muito mais o tipo de despesas em particular: quanto de táxi, transporte público, quilometragem com carro particular, etc.

Seguindo o exemplo, podemos descobrir que a saída de táxis é muito alta e podemos estudar novas possibilidades, como chegar a um acordo com a empresa de táxi mais usada ou habitual, promover o uso de transporte público para viagens de negócios, comprar veículos da empresa para viagens curtas ou intra-urbana ou ainda fornecer bicicletas aos trabalhadores.

Com informações detalhadas e atualizadas poderemos adequar as decisões, políticas e ações realizadas à realidade da empresa e às necessidades de seus colaboradores. A melhoria da gestão que se faz dos custos passa por um melhor controlo do cumprimento do orçamento . A execução orçamentária pode ser acompanhada detalhadamente para detectar problemas, desvios, más práticas, despesas inesperadas, etc., e ter total controle do uso dos recursos econômicos da empresa.

Seguindo o exemplo anterior, em caso de aumento dos gastos com deslocamento dos trabalhadores, será muito mais fácil detectar a origem: aumento das tarifas de táxi, aumento do preço da gasolina etc.

Talvez você se interesse : Como manter a contabilidade de uma empresa?

Facilita o cálculo da rentabilidade

A contabilidade gerencial também permite uma melhor  alocação de despesas por departamentos , por centros de custo, até mesmo por  clientes e projetos. Com esta informação é possível estudar a rentabilidade do trabalho realizado, saber quanto se ganhou por cada cliente em particular, cada encomenda, etc.

Isso também permite melhorar a eficiência da empresa: promover clientes ou tipos de projetos mais rentáveis ​​do que outros, reorientar o negócio se necessário, aumentar a rentabilidade com a análise  de custos indiretos, etc.

É igualmente aplicável a departamentos ou centros de custos da empresa. Com a contabilidade gerencial podemos calcular a lucratividade levando em consideração outros fatores, além dos puramente financeiros, como, no caso de ter vários estabelecimentos, saber qual deles é mais lucrativo ou conhecer o retorno gerado pelo departamento de marketing ou pelo departamento financeiro , dois tipos de departamentos que, a rigor, sua produtividade não tem retorno econômico direto.

Semelhanças entre contabilidade gerencial e contabilidade de custos

Ambos os tipos têm aspectos em comum, apesar das diferenças:

  • Estes são processos para uso interno. Ou seja, estão focados na gestão, planejamento e tomada de decisão dentro da empresa e não têm utilidade fora dela.
  • São dois processos que não são obrigatórios, mas as empresas podem decidir realizá-los voluntariamente.
  • Em relação aos dados fornecidos, estes não precisam ser exatos em nenhuma das duas contas. Ambos podem estar sujeitos a oscilações derivadas de diferentes variáveis. Para a contabilidade gerencial, essas flutuações servem para fazer previsões futuras.
  • Tanto um como o outro previnem eventos que ainda não ocorreram.
  • Ambos são muito importantes para as empresas, pois ajudam os gestores a tomar decisões no mais alto nível.
  • Os caminhos da contabilidade são focados no planejamento, gestão e tomada de decisão dentro da empresa.
  • Eles são complementares. Embora a contabilidade gerencial agrupe os custos por responsabilidade, produtos, atividade, projetos ou função, a contabilidade de custos fornece um inventário permanente que aprimora essa informação econômica.

Conhecimento, um aliado da gestão empresarial

Com esses exemplos fica claro o que a contabilidade gerencial pode trazer para qualquer empresa. Mas muitas vezes o problema está na dificuldade em obter as informações necessárias para as quais  existem ferramentas de gestão de despesas que podem fornecer dados muito importantes e poupar trabalho na realização de um plano de contabilidade gerencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *