Brinquedos para cães Kong: tudo o que você precisa saber

Existe uma grande variedade de brinquedos para cães  no mercado para entreter os nossos amigos. Mas hoje vamos nos concentrar no que foi e provavelmente continuará a ser o rei de todos: o KONG

O que é o Kong?

Um Kong é um cone de borracha dura com uma forma irregular. Possui um orifício no interior para o encher de comida e assim distrair o cão.

Para lembrar: não é um brinquedo para acalmar, é um brinquedo para interagir.

Os aspectos que devemos levar em consideração ao selecionar o brinquedo são:

  • Dureza : rosa e azul são para cachorros, vermelhos para adultos, roxos para idosos e pretos para cães com maior força de mordida.
  • Tamanho : embora devam incluir uma recomendação do fabricante, devemos também nos certificar de que nosso animal não pode engoli-lo acidentalmente. Lembre-se de que ele pode quebrar, pois não é indestrutível. Mas as peças que a nossa mascote pode ingerir são totalmente removíveis. Além disso, existe uma variedade azul do Kong, vendida em centros veterinários, que são radiopacos. Ou seja, se forem engolidos acidentalmente, podem ser facilmente vistos em um raio-X simples.

Para que serve um Kong?

Bem, ao contrário do que você pode acreditar, é um jogo de ativação cognitiva. Não acalma nem relaxa. Em vez disso, ative mentalmente o cão por meio de um jogo de caça e recompensa.

O jogo é composto por várias fases ou estados que definimos a seguir.

  • Gera estresse, mas do tipo bom.
  • Crie expectativas em nosso animal de estimação que se esforçará para obter o prêmio que está dentro
  • Passe por uma fase de frustração: não é tão fácil conseguir a recompensa.
  • Autoconfiança: quando o tão esperado prêmio é finalmente alcançado, um sentimento de satisfação é gerado em nosso peludo por um trabalho bem executado

OLHO! O Kong não deve ser utilizado como alternativa para que a nossa mascote não mastigue os móveis quando está sozinha. Para isso, você sempre tem que ir às aulas de adestramento de cachorro para  nos ajudar a gerenciar os problemas que geram esse comportamento destrutivo. O Kong é um brinquedo que tem como objetivo o desenvolvimento mental 

Como você usa um Kong?

O mais aconselhável é pedir a um profissional e convidamo-lo a fazê-lo. Na Montegatto os nossos educadores irão ajudá-lo a fazer um bom uso destes brinquedos.

Uma vez que saibamos como usá-lo e em que circunstâncias está indicado, procederemos ao seu preenchimento. 

Os brinquedos Kong são concebidos para introduzir guloseimas e para que o cão tenha de mexer até recolher os doces.

Podemos criar uma escala de dificuldade que será progressiva, indicamos a seguir como gerá-la:

  • Nível I: enchemos todo o brinquedo com o que o cão mais gosta e tornamos mais fácil obter
  • Nível II: colocamos um pouco menos de comida dentro, então você tem que fazer um pouco de esforço para obtê-la
  • Nível III: colocamos muitos doces dentro, mas cobrimos a saída com um pedaço de pão ou um patê tipo macarrão. Maior dificuldade
  • Nível IV : pouca comida e com maior dificuldade em obtê-la.
  • Nível V : podemos optar por congelar o brinquedo com um iogurte para barrar ou com queijo. Então a dificuldade será maior para conseguir o prêmio. Esta opção pode ser muito útil em verões quentes.

Devemos ter em mente que o objetivo é atingir o “cansaço mental” com este tipo de jogos, e não a calma total. 

Com que recheio de Kong?

Além dos níveis de dificuldade, aconselhamos que escolha sempre algo que o cão adore. De patê, doces, surimi, frutas, iogurte…. o que você mais gosta. A alimentação deve ser evitada porque pode não ser capaz de motivá-lo o suficiente para desenvolver o jogo de caça e recompensa.

Devemos ter em mente que o recheio do brinquedo supõe calorias adicionais. Então, quando jogamos com o Kong, a ração de comida tem que ser um pouco menor para não termos problemas de obesidade a médio prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *