10 dicas de treinamento para seu novo cão

Depois de trazer seu novo cão para casa, é aconselhável começar a treinar imediatamente. Mas por onde você deve começar? Qual é a melhor maneira de treinar um cachorro? E como você treina um cão adulto?

Existem várias opções para treinar seu novo animal de estimação. Independentemente de você optar por treinar seu filhote ou cachorro, fazer aulas ou contratar um treinador particular, você pode implementar as seguintes dicas básicas de treinamento imediatamente para tornar o processo mais fácil.

Dez principais dicas de treinamento de cães

Estas 10 dicas de treinadores profissionais de cães ajudarão você e seu novo amigo no caminho certo.

Dica 1: escolha o nome do seu cachorro com sabedoria

Parte da diversão de levar para casa um novo cachorro ou cachorro é encontrar o nome perfeito para ele. Mas você sabia que certos nomes são melhores para treinar? Isso ajuda a considerar um nome curto terminando com uma consoante forte que eles sempre podem ouvir claramente. Um final forte, como nos nomes “Rex”, “Jack” e “Bobby,” anima os ouvidos de um cachorro – especialmente quando você coloca ênfase no final.

Se o seu novo animal de estimação for um cão mais velho, provavelmente ele já está acostumado com o nome. No entanto, alterá-lo não está fora de questão. E se seu novo amigo está saindo de uma situação abusiva, um novo nome pode até representar um novo começo. Os cães são extremamente adaptáveis. Se você decidir dar a eles um novo nome, use-o de forma consistente e logo seu filhote responderá a ele.

Seja qual for o nome, certifique-se de associá-lo a experiências divertidas e agradáveis, tanto quanto possível, ao invés de experiências negativas. O ideal é que seu filhote pense em seu nome da mesma forma que pensa em outras coisas divertidas, como caminhadas ou hora do jantar.

Dica 2: decida as regras da casa

Antes que seu novo amigo peludo volte para casa, decida o que ele pode ou não fazer. Eles são permitidos na cama ou nos móveis? As partes da casa estão fora dos limites? Eles terão sua própria cadeira em sua mesa de jantar? Se as regras forem determinadas antecipadamente, você pode evitar confusão – para vocês dois.

Dica 3: defina um espaço exclusivo para o cão

Como os humanos, os cães precisam de seu próprio espaço. O mais cedo possível, dê ao seu filhote um lugar privado para dormir, como uma caixa de transporte. Seu cão se beneficiará de curtos períodos deixado sozinho no conforto e segurança de sua toca; também pode ser uma ferramenta valiosa para o treinamento doméstico. Certifique-se de recompensar seu filhote ou cão se ele permanecer relaxado e quieto em sua toca.

Dica 4: ajude seu cão a relaxar

Quando o seu cachorro chegar em casa, dê-lhe uma bolsa de água quente e coloque um relógio perto da sua área de dormir. Isso imita o calor e os batimentos cardíacos dos irmãos da mesma ninhada e acalma o seu filhote em seu novo ambiente.

Essa dica pode ser ainda mais importante para um novo cão que já morou em um abrigo movimentado e barulhento, especialmente se eles tiveram momentos difíceis no início da vida. Tudo o que você puder fazer para ajudar seu novo animal de estimação a se sentir confortável em sua casa para sempre será bom para vocês dois.

Dica 5: recompense o bom comportamento

Recompense o bom comportamento do seu cachorro ou cão com reforço positivo. Use brinquedos, amor e muitos elogios – e não se esqueça dos petiscos. Avise-os quando estiverem fazendo a coisa certa. Na mesma linha, nunca recompense o mau comportamento, pois isso só vai confundi-los.

Dica 6: ensine seu filhote a vir quando for chamado

“Venha, Jack! Bom menino!”

O primeiro comando que você ensina a seu animal de estimação deve ser o “vem”. Suba no nível deles e diga ao seu filhote para vir usando o nome dele. Quando o fizerem, fique animado e use muito reforço positivo. Da próxima vez, tente o comando “vem” quando eles estiverem distraídos com comida ou um brinquedo. Conforme seu filhote fica mais velho, você continuará a ver os benefícios de aperfeiçoar esse comando.

Dica 7: treine na “hora do cachorro”

Filhotes e cachorros vivem no momento – dois minutos depois de terem feito algo, eles já se esqueceram disso. Portanto, quando seu filhote estiver fazendo algo ruim, use a técnica de treinamento escolhida imediatamente para que ele tenha a chance de fazer a associação entre o comportamento e a correção. A repetição consistente reforçará o que aprenderam.

Dica 8: não insentive seu cão a pular em você

Os filhotes adoram pular para cumprimentá-los e alguns cães adultos aprenderam maus hábitos. Quando seu filhote ou cachorro pular em uma pessoa, não repreenda; apenas dê as costas para eles, ignore o comportamento e espere até que eles se acalmem antes de dar um reforço positivo. Nunca incentive o comportamento de pular dando tapinhas ou elogiando seu cão quando ele estiver na posição de “pular”.

Dica 9: diga “não” quando ele morder ou beliscar

Em vez de repreender seu novo animal de estimação, uma ótima maneira de desencorajar seu canino tagarela é fingir que você está com muita dor quando ele o morde ou belisca – um grito agudo e alto deve funcionar. A maioria dos cães fica tão surpresa que para imediatamente.

Se as dicas verbais não funcionarem, tente trocar um brinquedo para roer por sua mão ou perna da calça. Esse truque de troca também pode funcionar quando um filhote descobre a alegria de mastigar seus sapatos favoritos. Eles tendem a preferir um brinquedo ou osso de qualquer maneira. Se tudo mais falhar, interrompa o comportamento de morder e responda, ignorando-o.

Dica 10: encerre as sessões de treinamento com uma nota positiva

Seu filhote de cachorro ou cão trabalhou duro para agradá-lo durante o treinamento. Deixe-os com muitos elogios, uma guloseima , alguns carinhos ou cinco minutos de jogo. Isso quase garante que eles vão aparecer na próxima aula ou sessão de treinamento com o rabo abanando, prontos para o trabalho!

Dica bônus: quando seu filhote tiver idade suficiente, pense em esterilizá-lo ou esterilizá-lo. O mesmo acontece se você adotar um cachorro. Um cão castrado ou esterilizado pode ser mais dócil, menos agressivo e mais aberto a um treinamento bem-sucedido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *