Tipos de solventes para tintas

O solvente é um elemento essencial quando você vai pintar as paredes ou qualquer outra superfície da sua casa. Existem diferentes tipos, cada um deles específico para certas superfícies, pinturas ou feições. Tome nota dos tipos de solventes de tinta:

– Universal solvente : serve para todos os tipos de pinturas, como indicado pelo “universal” do seu nome. Também pode ser usado para limpar ferramentas. É a melhor opção se você vai pintar com esmaltes sintéticos.
– Nitro solvente : é utilizado para diluir tintas de nitrocelulose, como vernizes, enchimentos, lacas, etc. É um dos mais fortes e resistentes no mercado hoje.

– Solvente de poliuretano : é usado para diluir tintas de poliuretano, embora também possa ser usado para tintas de nitrocelulose (faça um pequeno teste antes se, nesse particular, não estiver indo bem).

– Solvente de borracha clorada : é para tintas de borracha clorada, que geralmente são para uso industrial em superfícies como passagens de zebra ou linhas traçadas em estradas. Também serve para limpar ferramentas ou ferramentas que foram manchadas com borracha clorada.

– Solvente retardante : é muito macio e é usado para diluir a tinta como qualquer outro, mas com a característica de retardar o efeito de secagem da tinta. Por causa disso, é perfeito para quando você está pintando ao sol desde que a tinta seca antes e com este solvente que não acontecerá, então você terá mais tempo para trabalhar melhor.

– Solvente epóxi: é para tintas e piso epóxi e também para a limpeza de ferramentas e ferramentas que foram coradas com este tipo de tinta.

– Terebintina : não é um solvente, mas pode ser usado como tal nas pinturas que são esmalte sintético, embora sua força e resistência não seja a mesma que com um solvente real.

– Água : com água você pode diluir qualquer tinta que seja água, como plástico ou esmalte de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *