Imobiliaria Biritiba Mirim destaca a cidade

A Imobiliaria Biritiba Mirim vai falar sobre o município de Biritiba Mirim já foi posto de passagem para os tropeiros em busca de feiras de gado e vinham até a zona rural para adquirir produtos alimentícios e de higiene. Em um dos pontos deste caminho, conhecido como Estrada Santa Catarina, foi construída a primeira capela de Biritiba Mirim, a de São Benedito, que se tornou centro de devoção e mais tarde se tornou a Igreja Matriz de Biritiba.

Atualmente, a região se caracteriza por ser uma das mais verdes de São Paulo com dezenas de cachoeiras, trilhas e córregos para a prática de esportes e do ecoturismo. Acompanhando o Rio Tietê, a pequena cidade fica a apenas 70 quilômetros da Capital, ocupando 414 quilômetros quadrados, dos quais 8.500 hectares são de Mata Atlântica que permanece intacta.

Atrações de Biritiba Mirim

Biritiba Mirim é conhecida por ter uma das mais belas paisagens da região. Devem ser visitados o Mirante do Clube de Campos, a Pedra do Sapo, a Pedreira do Sítio Novo, a Pedra Grande, a Pedra da Forquilha, os Picos Itatinga e do Garrafão.

A cidade e seus arredores são cobertos por vegetação nativa, com agincos, cedros, palmitos e embaúbas. A fauna da região também é muito variada,  abrigando pacas, cotias, porcos-do-mato, capivaras, macucos, jacutingas, tucanos, entre outras espécies. Os moradores da região, vivem de seu turismo e das grandes plantações de verduras e hortaliças, que são ideais para as condições locais.

Melhores trilhas de Biritiba

Pico do Garrafão é um imponente maciço situado ao sul da cidade, onde é possível ter uma bela vista de toda região. O topo é acessível através de uma pequena trilha na face sudoeste repleta de musgo, gramíneas, bromélias e mata nebular, quase 1060 metros acima do nível do mar.

O cume se projeta para fora do morro, pairando acima de um gigantesco paredão de granito. A trilha não é demorada, com duração de apenas 4 horas para chegar ao cume (considerando a caminhada a partir do centro da cidade). Ela também não é difícil, mas é recomendável que ela só seja explorada na presença de alguém experiente neste tipo de  atividade.

A Pedra do Sapo

Outro lugar de visita importante é a Pedra do Sapo, que fica a 990 metros de altura. A caminhada até ela passa por córregos, além do Complexo de Grutas Beltenebros, com belíssimas cavernas e onde é possível fazer rapel por suas estreitas fendas. A Agencia de Marketing Digital Mogi das Cruzes organiza passeios para a Pedra do Sapo.

O caminho também passa pela Pedra da Forquilha, que é uma bela vista, que pode ser alcançada em menos de duas horas de caminhada. O  lugar apresenta grampos para auxiliar na escalada de eventuais aventureiros, e estes persistentes serão recompensados por um visual de tirar o fôlego: a cidade de Mogi com a Serra de Itapeti, se espichando ao norte, no noroeste o espelho dágua do Represa do Rio Jundiai e Suzano.

Do outro lado, é possível ver a faixa dourada de Bertioga contrastando com o verde serrano e azul do mar, a sudeste, além do evidente risco da Rodovia SP-98 no meio; a crista escarpada culminando no Pico do Itapanhaú e sua torre se precipitando para o  céu.

Ao olhar para direção oeste, com algum esforço é possível enxergar os contornos simples dos vilarejos de Taiaçupeba, Quatinga e Biritiba-Mirim, em meio a muito verde.

O Pico do Itapanhaú é a montanha mais alta da região, em seu cume é possível observar uma enorme antena. Com 1080 metros de altura, é possível chegar até ele de forma relativamente simples ao utilizar a precária e íngreme estrada de manutenção. Para os sedentos por aventura existe uma travessia pelas cristas dos morros vizinhos, partindo do alto da Pedra do Sapo (990m). O programa é incrível mais exige um alto grau de conhecimento de trilhas.

As cachoeiras do Cinturão Verde

Uma das melhores cachoeiras de Biritba Mirim é a Cachoeira da Pedra Furada, que fica no rio Sertãozinho, um dos afluentes do Rio Itapanhaú. Saindo da Rodovia Mogi-Bertioga, a caminhada até a cachoeira leva pouco menos de 1 hora, na trilha é possível escolher entre duas opções de lugar para se banhar, a Pedra Furada é a maior com um espaço amplo e capacidade para várias pessoas. Do outro lado, você também pode visitar a Cachoeira do Elefante que também tem uma visual bem bonito. As duas são tão próximas que é possível ir até as duas no mesmo dia se o visitante chegar cedo na trilha.

Eco Park

Biritiba Mirim é uma cidade pequena com poucos leitos, mas sua proximidade de outras cidades pequenas como Guararema e Mogi das Cruzes torna a hospedagem um pouco mais fácil. Para as pessoas que procuram por diversão e um lugar para relaxar, a recomendação fica por conta do Eco Park, um hotel fazenda de grandes proporções capaz de entreter seus hóspedes por muitos dias. Ele fica na Estrada do Sertãozinho, km 5,5.

Ibis de Mogi das Cruzes

Se você busca algo mais simples, apenas para passar a noite e aproveitar o turismo local, a melhor opção é o Ibis de Mogi das Cruzes, com quartos executivo baratos, simples, bem funcionais, e a menos de 15 quilômetros do centro de Biritiba Mirim. Metodo 8ps

Rancho Tropeiro Biritiba Mirim

Na estrada Mogi-Salesópolis, mais precisamente no km 18, você vai encontrar o Rancho Tropeiro Biritiba Mirim. Lá, você vai encontrar uma decoração rústica e atendentes extremamente simpáticos que vão servir uma ótima variedade de carnes muito bem feitas na chapa do rancho. Os pratos servem mais de duas pessoas, as carnes na chapa são acompanhadas de mandioca frita, torresmo e salada. Os preços variam entre R$ 20 e R$ 60, dependendo do tipo de carne. A dica é pedir a picanha ou o filé mignon.

Benê Restaurante

Se você procura uma opção mais próxima do centro da cidade, o caminho é o Benê Restaurante, que serve uma deliciosa comida caseira a preços super acessíveis. A dica no Benê é pedir uma deliciosa panqueca que já é patrimônio de Biritiba.

Aprecie a natureza e conheça melhor o interior, visite Biritiba Mirim e descubra o estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *