Como usar o cartão de crédito no exterior

Você está programando sua viagem para o exterior, mas o grande impasse é como vai se virar com a grana lá fora. Já parou para pensar que o cartão de crédito pode ser a ferramenta certa para você levar em uma viagem? Estou quase dizendo que o cartão de crédito é uma ferramenta mais útil que uma mala, viu!

Brincadeiras a parte, o cartão de crédito é muito útil e pode servir como sua “conta” durante uma viagem ao exterior.

Mas é claro, usar um cartão de crédito no Brasil já sabemos como fazer, mas como fazer isso no exterior? Veremos agora algumas formas de usar o cartão de crédito em uma viagem ao exterior e quais as precauções devemos tomar.

Primeiro, você precisa verificar com a sua operadora de cartão de crédito se o seu cartão é internacional. Esse é o primeiro e mais importante passo, porque se o seu cartão de crédito não for internacional, é hora de pedir um.

Após o primeiro passo, é muito importante você verificar o seu limite. O limite do cartão incide diretamente no quanto você pode gastar, infelizmente. Outra informação que é importante estar ciente é a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Sim, a cada compra realizada em moeda estrangeira, você será taxado em 6,38% do valor em moeda estrangeira. De forma geral, os cartões apresentam essa cobrança em um campo separado na fatura, mas é importante que você saiba que esse tributo será cobrado.

Quanto à cotação da moeda, é importante entender o seguinte:

Quando você faz a compra, se a cotação da moeda estiver um valor, mas no fechamento da fatura a cotação estiver mais alta, será cobrado o valor da cotação do fechamento, mas haverá um ressarcimento na fatura seguinte. O mesmo ocorrerá se estiver mais baixo.

Em caso de dúvida, procure o seu agente financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *