Botijão de gás 13kg – Vale a pena abrir uma distribuidora?

Em todo o mundo, o mercado consumidor de botijão de gás é de 200 milhões de toneladas por ano e tem o maior potencial de consumo nas economias emergentes. No Brasil, o gás de botijão é um dos principais componentes da matriz energética nacional, contribuindo para o crescimento sustentável do país e o desenvolvimento socioeconômico dos segmentos mais pobres da população.

Atualmente, o mercado de distribuição de cilindros de gás possui uma ampla rede de distribuição que reúne 21 distribuidores e 48 mil revendedores, troca 100 milhões de cilindros, atende 42 milhões de residências e gera 350 mil empregos diretos e indiretos. Esta rede cobre 100% do território do país e garante a entrega de 95% dos domicílios. É uma questão de capilaridade e penetração nas casas, superando os serviços de energia elétrica e água da torneira. Por exemplo, para encontrar um botijão de gás 13kg em Curitiba vai poder comprar das principais marcas presentes no Brasil, como a Liquigás.

botijão de gás 13kg preço

botijão de gás 13kg

Distribuidoras de gás de cozinha no Brasil

As grandes distribuidoras de gás, que no Brasil são pequenas, controlam o mercado desse segmento, pois a ANP – Agência Nacional do Petróleo – limita o número de botijões de gás às marcas de cada uma dessas distribuidoras. A introdução de novas grandes empresas e marcas próprias não tem lugar para instalação. A única opção é atuar como representante de um grande distribuidor já consolidado no mercado.

No entanto, há um bom lugar para o surgimento de pequenos distribuidores, desde que o empreendedor obtenha um contrato para a marca de distribuição consolidada no mercado nacional. Assim, é necessário buscar a possibilidade de abrir um distribuidor de gás de cozinha que atue com vendas diretas aos consumidores e o fornecimento de pequenos varejistas. Ou distribuição para comércios.

A variante do botijão de gás mostrou crescimento contínuo em todos os estratos sociais. Nas classes sociais de baixa renda, esse crescimento foi maior porque a população de alta renda mudou o consumo de um cilindro de 13 kg para cilindros de gás maiores que são fornecidos diretamente por grandes distribuidores.

botijão de gás 13kg preço do gás

botijão de gás 13kg preço do gás

Dicas para abrir uma revenda de botijão de gás 13kg

Em conexão com o risco interno para os negócios, recomenda-se realizar pesquisas de marketing para avaliar a demanda e a concorrência. Aqui estão algumas dicas:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, associações do IBGE e bairros, para quantificar o mercado alvo.
• Pesquisa de manuais especializados e periódicos sobre este setor. Esta é uma ferramenta fundamental para a realização de análises de concorrência, selecionando concorrentes no bairro, faixa de preço e especialidade.
• Visitar concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos das instituições que operam no mesmo nicho.
• Participação em seminários especializados.

Enfim, mercado para vender botijão de gás sempre há e como qualquer outro negócio há de se pesquisar muito o mercado, entender dos riscos, leis, regulamentações e o marketing do negócio da venda de botijão de gás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *