lançar a sua pequena empresa

8 perguntas a fazer-se antes de lançar a sua pequena empresa

Se você quiser mudar de carreira e se tornar seu próprio patrão, lançar uma pequena empresa parece uma opção perfeitamente razoável. É uma ótima oportunidade para fazer o que você realmente ama e criar um equilíbrio entre a vida privada e profissional.

Segundo a pesquisa, cerca de metade das pequenas empresas não passa dos cinco anos, enquanto 20% das novas empresas falham em 12 meses .

A taxa de insucesso empresarial é alta porque muitos empreendedores não pensam estrategicamente e não planejam suas atividades com bastante antecedência.

Nós achamos que você não quer cometer o mesmo erro, então continue lendo para aprender as perguntas mais importantes a se fazer antes de lançar um pequeno negócio.

1. Eu tenho um plano de negócios?

Um plano de negócios pode soar como uma frase sofisticada sem nenhum valor prático, mas na verdade é um documento crítico que pode fazer ou quebrar seus sonhos empreendedores.

Pense desta maneira: você provavelmente faz um cronograma de atividades diárias, então por que você não criaria um plano de negócios para sua empresa?

É uma estratégia abrangente com muitos elementos diferentes. Vamos discutir alguns deles mais tarde, mas vamos passar pelos componentes básicos do plano de negócios aqui:

  • Sumário executivo
  • Descrição do negócio
  • Análise de mercado
  • Gestão da organização
  • Estratégia de vendas
  • Requisitos de financiamento
  • Projeções financeiras

2. Quanto eu preciso para o começo?

A questão do financiamento é uma das mais delicadas e críticas. Pense em todas as coisas que você precisa para um lançamento bem-sucedido – escritórios, estoque, equipamentos, serviços, etc.

Em nossa opinião, os empreendedores devem sempre considerar o pior cenário e projetar um pouco mais do que o esperado.

3. Que problema estou resolvendo?

As pessoas fazem negócios porque os clientes exigem soluções para problemas específicos.

Por exemplo, você está lendo este post porque quer aprender a resolver o problema de lançar uma pequena empresa lucrativa. Portanto, nosso trabalho é fornecer dicas e sugestões úteis.

O mesmo vale para seus futuros clientes, então você deve responder a pergunta básica: Que problema estou resolvendo com esta empresa?

Se você não souber a resposta para essa pergunta, é melhor reconsiderar o plano de negócios e descobrir o objetivo da sua pequena empresa .

4. Quem são meus clientes?

Chegamos ao ponto crítico em que você precisa analisar o público-alvo e criar uma persona de comprador. Essa questão é essencial porque você precisa entender como seus clientes comuns pensam e se comportam.

Por exemplo, os redatores universitários profissionais sabem que seu público consiste em estudantes que procuram trabalhos acadêmicos impecáveis.

Você deve fazer o mesmo e encontrar uma maneira de descrever seus próprios clientes. Para fazer isso, você precisa aprender tudo sobre eles:

  • Idade e sexo
  • Localização
  • Renda média
  • Nível acadêmico
  • Valores pessoais
  • Estilo de vida
  • Canais de comunicação

5. Quem são meus maiores concorrentes?

Cada nicho é embalado com todos os tipos de empresas e organizações que estão lutando para conquistar a mesma parcela da quota de mercado. Como um empreendedor inteligente, você precisa identificar os maiores concorrentes e ver o que eles estão fazendo.

Aprenda tudo o que puder sobre eles.

Analise seus produtos, campanhas de marketing, canais de comunicação, presença online, atendimento ao cliente, lojas físicas, etc.

Cada informação irá ajudá-lo a atualizar seu próprio negócio e se tornar mais competitivo a longo prazo.

6. O que me faz tão especial?

Esta questão anda de mãos dadas com a anterior. Agora que você conhece a qualidade e o número de concorrentes, é necessário descobrir o que torna sua empresa especial e única.

Qualquer coisa pode se tornar sua vantagem comparativa – de preço e qualidade a origem do produto e responsabilidade social corporativa.

O mais importante é identificar esse recurso especial e torná-lo uma âncora de sua estratégia de vendas e marketing.

7. Eu tenho algum recurso adicional?

Um número surpreendentemente grande de empreendedores negligencia essa questão tão importante. Quando dizemos recursos, não estamos falando de dinheiro, mas sim de todas as outras coisas que você pode usar para impulsionar os pequenos negócios.

Primeiro de tudo, considere suas habilidades.

Se você consegue lidar com vendas e marketing sozinho, já é um grande benefício para a empresa.

Em segundo lugar, pense na rede de conhecidos profissionais. Existem pessoas ou organizações que você poderia pedir ajuda se necessário?

Quando você entende os recursos, você pode planejar adequadamente e se preparar para a execução. Ao mesmo tempo, apoio adicional é sempre bem-vindo caso algo dê errado e você seja forçado a improvisar.

8. Estou construindo uma empresa escalonável?

Lançar uma pequena empresa com sucesso soa como um sonho, mas vem com um ajuste muito importante. Você tem que responder a pergunta: Estou pronto para escalar a empresa?

Um estudo mostra que quase 40% dos empresários antecipam o crescimento dos funcionários nos próximos cinco anos.

Vamos dizer que você fez um grande avanço sozinho, mas você pode lidar com tudo agora que o trabalho triplicou?

Se não, é melhor você se certificar de encontrar uma equipe de funcionários qualificados e confiáveis. Não é de forma alguma a atividade de última hora, portanto, você deve responder a essa pergunta de maneira oportuna.

Conclusão

Lançar uma pequena empresa nunca é uma tarefa fácil. Você precisa confiar em suas habilidades, experiência e intuição, mas também precisa conduzir um estudo abrangente e analisar o mercado antes de dar o primeiro passo.

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